sábado, 22 de outubro de 2011

Uma pessoa morre em desabamento de imóvel em Salvador (Postado por Erick Oliveira)

Um homem morreu e a mulher dele ficou ferida no desabamento de uma casa na madrugada deste sábado (22), no bairro de Bom Juá, em Salvador. O acidente aconteceu na Rua Antônio Monteiro dos Santos. Antes da chegada do Corpo de Bombeiros, vizinhos ajudaram a retirar a moradora dos escombros.
Segundo testemunhas, o garçom de 46 anos havia acabado de chegar do trabalho e estava deitado na cama quando a estrutura desmoronou. A mulher dele, de 44 anos, gritou por socorro e conseguiu escapar com vida. Ela foi encaminhada com ferimentos para o Hospital Roberto Santos. Segundo informações da unidade de saúde, a paciente apresenta lesões na cabeça e escoriações no ombro esquerdo, mas está lúcida e conversando normalmente.
Moradores da rua relatam que os dois moravam no local há cerca de 20 anos. "Quando eu levantei, só vi o 'baque' e a mulher gritando, pedindo socorro. A gente foi lá e resgatou ela. Mas o esposo dela estava embaixo dos escombros", conta o cozinheiro Marcus Silva.
Segundo a Defesa Civil, o acidente aconteceu por causa da construção de forma inadequada de um muro de contenção, feito com alvenaria de bloco, que cedeu por conta da chuva. A estrutura atingiu dois imóveis. Uma equipe da Superintendência de Conservação e Uso do Solo do Município (Sucom) foi acionada e deve realizar a demolição do muro e do restante do imóvel que corre risco de ceder.
O engenheiro do órgão Aroaldo Rodrigues informa que outras casas podem desabar no bairro do Bom Juá, mas o levantamento dos técnicos ainda não foi finalizado para saber quais serão as medidas adotadas a fim de evitar novas tragédias.
Liberdade
Outro imóvel desabou em Salvador por volta das 2h da madrugada deste sábado, na travessa Mário Alves, no bairro da Liberdade. Os moradores da casa conseguiram escapar a tempo, mas um vizinho foi atingido pelos escombros e ficou ferido. A dona da residência, uma manicure que está grávida, perdeu todos os móveis. "Estou na rua. Não tenho mais casa, não tenho nada. Estava dormindo com meus filhos, quando vi só foi caindo tudo. Eu e meu pai tiramos as crianças. Estávamos nós quatro", lembra.
Ocorrências
A Defesa Civil de Salvador registrou, até as 11h deste sábado, 42 solicitações de emergência. Foram quatro ameaças de desabamento de imóvel, uma ameaça de desabamento de muro, cinco ameaças de deslizamento de terra, uma ameaça de queda de árvore, duas árvores caídas, dois desabamentos de imóveis, dois desabamentos de muro, três desabamentos parciais, 21 deslizamentos de terra e uma infiltração.
Por conta das fortes chuvas que atingem a capital baiana durante toda a semana, o órgão mantém plantão de 24 horas através do número 199. A ligação é gratuita.

Nenhum comentário: