sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Após cobrar Dilma pelo Twitter, Geddel Vieira é exonerado da Caixa

TERRA 27/12/2013 07h45
     A presidente Dilma Rousseff assinou decreto publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial da União com a exoneração de Geddel Vieira Lima da vice-presidência da Caixa Econômica Federal. Pelo Twitter, ele pediu à presidente Dilma Rousseff que agilizasse sua demissão do banco estatal. “Cara Presidente Dilma, por gentileza, determine publicação de minha exoneração da função que ocupo, e cujo pedido já se encontra nas mãos de Vossa Excelência", publicou no microblog.
Em postagem anterior, Geddel chegou a dizer que tinha apelado ao presidente da Câmara para ajudar na sua saída do governo: "Acabo de fazer novo e dramático apelo agora ao Presidente da Câmara para que agilize a publicação da minha exoneração. O que está havendo?", disse.
Geddel Vieira Lima é filiado ao PMDB e foi eleito deputado federal cinco vezes consecutivas. Entre 2007 e 2010, foi ministro da Integração Nacional, durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.​

sábado, 7 de dezembro de 2013

Igreja festeja Nossa Senhora da Conceição (Jair Mendonça Jr.)

 
Joa Souza | Ag. A TARDE
  • O padre é auxiliado pelo acólito durante a consagração
Cerca de 15 mil pessoas são aguardadas, neste domingo, 8, nos festejos em homenagem à padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição. A festa será na igreja situada no Comércio e tem como tema "Virgem Maria, Peregrina da Fé". Uma alvorada de fogos às 4h abre a comemoração. Em seguida serão celebradas três missas - às 5h, 6h e às 7 h - pelo pároco Adilton Lopes. Já às 9h será realizada a missa solene, presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger.
O padre Adilton explica que o dogma da conceição, que coloca Maria como o único ser humano que nasceu sem pecado original, é mais recente que o da  concepção virginal. "A  devoção à Imaculada Conceição só foi instituída universalmente em 1476 pelo papa Sisto IV".
De acordo com o padre, na Bahia, a proclamação de Nossa Senhora da Conceição como padroeira do estado ocorreu no governo de dom Avelar Brandão Vilela, que foi  arcebispo de Salvador de 1971 a 1986. O ponto alto das celebrações sempre ocorre no dia 8 de dezembro, data em que o papa Pio IX proclamou como verdade de fé, em 1854, o dogma da Conceição de Maria.

 

Logo após a missa solene, a imagem de Nossa Senhora da Conceição sairá em procissão pelas ruas do Comércio, passando pela Igreja de São José, rua Conde dos Arcos, Terminal da França e Mercado Modelo retornando à Basílica, onde será recebida com mais homenagens.
Dom Murilo Krieger ressaltou a importância da festa. "Devemos celebrar esse evento como uma conquista. Reunir  tantas pessoas em uma festa como essa, só pode ser obra da Imaculada Conceição", completou.
O  arcebispo  criticou a comercialização de bebidas durante a Festa da Conceição. "Fico triste em ver barracas vendendo bebidas alcoólicas. Não combina com o evento e não faz parte da celebração", completou.
Devota - Carmen Silva, 59 anos,  emocionou-se ao falar da sua fé em Nossa Senhora. "Essa será a 15ª vez que irei à festa. Já me vejo bem velhinha na procissão. Creio muito em Nossa Senhora da Conceição, tenho muitas graças alcançadas e tudo que peço com muita fé, eu consigo. Amo minha mãe imaculada", disse Carmen.

comentários(0)
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

outras notícias
04/12/2013 às 16:38
Confira o que funciona no feriado da Conceição da Praia
04/12/2013 às 19:26
Operação Verão apreende mais de 700 equipamentos irregulares
07/12/2013 às 18:22
Festa da Conceição terá esquema especial neste domingo
05/12/2013 às 17:55
Prefeitura monta esquema especial para Festa da Conceição



Imprimir

imagem Antes de imprimir lembre-se da sua responsabilidade e comprometimento com o meio ambiente.
Se preferir, envie por e-mail ou gere um arquivo em .pdf
Deseja realmente imprimir? nãosim
Botão Fechar

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Sondada pelo PSB, Eliana Calmon diz que 'não vê mal' em concorrer
 

DE SALVADOR

Ouvir o texto

Sondada pelo presidenciável Eduardo Campos para ser candidata a senadora pelo PSB da Bahia, a ex-corregedora do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) Eliana Calmon diz que "não conhece nada da política", mas que "não vê mal" em disputar um mandato nas eleições de 2014.

A ministra do STJ (Superior Tribunal de Justiça) é vista como um trunfo para criar um palanque forte para Campos na Bahia, tendo a senadora Lídice da Mata (PSB) como candidata ao governo do Estado. O partido desembarca em dezembro do governo Jaques Wagner (PT) para armar um voo solo no quarto maior colégio eleitoral do país.

Desembargadores afastados do TJ da Bahia dizem que CNJ faz 'caça às bruxas'

A ministra afirma que ainda está reticente quanto a deixar a magistratura. "Não tenho filiação, não conheço nada de política", afirmou. Contudo, lembra a proximidade da sua aposentadoria no tribunal, prevista para setembro de 2014, para buscar um novo campo de atuação. "Pode ser um novo caminho. Não vejo mal (em uma candidatura)", disse a ministra.

Caso deseje disputar as eleições, Calmon terá de deixar o STJ e se filiar a um partido até abril de 2014. Ela conta que recebeu "convites de todos os principais partidos, menos o PT".

A Folha apurou que, caso ingresse na vida política, seu destino deverá ser mesmo o PSB. As negociações com o partido, que incluíram conversas com Eduardo Campos e Marina Silva, estão bastante adiantadas.

TJ-BA

Calmon diz que acompanha de perto as últimas decisões do CNJ que resultaram no afastamento e na investigação dos desembargadores Mário Alberto Hirs e Telma Britto, respectivamente presidente e ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, e que a decisão era esperada.

Segundo ela, o afastamento é resultado de três anos de não cumprimento de determinações feitas pelo CNJ, relacionadas a pagamento de precatórios, realização de concursos públicos e funcionamento de cartórios na Bahia. "O afastamento aconteceu porque nada do que o CNJ determinou foi feito. Ia fazer o quê, continuar determinando sem ter um fim?"

E criticou a defesa dos desembargadores, que alegam perseguição: "Acho que fica feio ficar jogando a culpa em cima de A ou B. A culpa é de quem não resolveu aceitar um órgão [o CNJ] que está aí para corrigir a gestão do poder Judiciário".

sábado, 21 de setembro de 2013

Bahia: Lupi filia vereadora e inaugura Rádio Legalidade

O presidente nacional do PDT Carlos Lupi esteve em Salvador nesta sexta-feira (20) para assinar a ficha de filiação da ex-vereadora da capital Andrea Mendonça ao partido. O ex-ministro do trabalho foi recebido pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo e pelo presidente estadual da legenda, Alexandre Brust. Os três discutiram a atual conjuntura política regional e confirmaram a pré-candidatura de Nilo à sucessão de Jaques Wagner em 2014, durante o um café da manhã no Othon Palace, em Ondina.
A agenda do Lupi incluiu o lançamento da base soteropolitana da Rádio Web Legalidade, ligada ao PDT. Durante o programa de abertura, o ex-ministro reforçou a pré-candidatura de Nilo ao governo e deixou claro que o partido permanece forte e dentro da base da presidente Dilma Rousseff e do governador Jaques Wagner.
Instalado na sede do PDT no Bairro Moraria, no Centro Histórico de Salvador, o estúdio servirá como ferramenta de apoio ao partido e difusão de suas atividades em todo o estado. Para Carlos Lupi "a Radio Legalidade vai ser o elo de ligação entre o PDT do estado da Bahia e o restante do Brasil, com uma programação diferenciada e conteúdo partidário", disse.
Além de Nilo e Brust prestigiaram o ato o deputado federal Feliz Junior, secretários de estado, vereadores e prefeitos. Para o presidente da executiva estadual Alexandre Brust foi o escolhido o dia 20 de setembro, por ser data referente a revolução farroupilha "e por isso queremos também na Bahia revolucionar através da nossa comunicação partidária". Em território baiano Radio Legalidade pode ser acessada na internet através do portal http:www.radiolegalidade.com/bahia.
Marcelo Nilo também aproveitou a oportunidade para reforçar a postulação. “Esta na hora de colocarmos alguém que saiba a importância de ser governador da Bahia. Para ser governador é preciso estar preparado politicamente e, modestamente, o meu currículo já permite a sonhar e ter esperança”.
Ainda sobre o desafio, o pedetista ressaltou a necessidade de a Bahia ter um governador que tenha capacidades administrativas. “É um preciso um gestor eficiente. Temos um orçamento de R$ 28 bilhões para uma população de 15 milhões. O Rio de Janeiro, do nosso presidente Lupi, tem um orçamento de R$ 85 bi para uma população de 16 milhões. A Bahia é ainda tem uma área extensa, tem 2/3 do semiárido, as dificuldades estão muito presentes. Vivemos recentemente a pior seca dos últimos 65 anos. Portanto, a Bahia é um estado politicamente forte, economicamente forte, mas que tem uma receita muita baixa. Para a gente fazer uma administração a altura do nosso povo, nós precisamos reduzir as despesas e aumentar a receita cobrando dos sonegadores”.
Sobre a filiação de Andrea Mendonça, Marcelo Nilo comemorou. “É um quadro importante que chega para somar. Sem dúvidas é uma pessoa qualificada que pode contribuir muito para o processo político. Com certeza vai ajudar no crescimento do PDT

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Lupi inaugura Rádio Legalidade da Bahia nesta sexta 20/9
Entra em operação nesta sexta-feira (20/9) a Rádio Legalidade/Bahia, com sede em Salvador, seguindo o padrão das demais rádios web do PDT e tendo como referência as emissoras já implantadas e em funcionamento como Brasília e Maceió. O estúdio em território baiano servirá para a geração de conteúdo partidário além da produção e confecção de todos os dispositivos de áudio pedetista no estado.
Para o presidente da executiva estadual, Alexandre Brust a inauguração se dá numa data histórica.
“O dia 20 de setembro marca o aniversário da Revolução Farroupilha e este é um dia histórico na vida política de Leonel Brizola e o estúdio em Salvador é mais uma homenagem que o PDT da Bahia presta ao nosso grande líder”, destacou.
Lideranças do partido no estado, senadores, deputados federais e estaduais, vereadores e coordenadores de movimentos internos do PDT prestigiam o ato que também será marcado pela filiação de novas lideranças da Bahia ao partido na presença do presidente nacional do partido, ex-ministro Carlos Lupi, que cumprirá agenda política em território baiano onde os pedetistas se articulam para o ano eleitoral de 2014.
O estúdio da Rádio Legalidade/Bahia funcionará em sintonia com a Fundação de Estudos Políticos Brizola-Pasqualini que na Bahia tem a direção de Nilton Nascimento.
Para o Secretário executivo nacional, André Menegotto, “esta estrutura servirá como ferramenta de apoio à difusão das atividades da Fundação e nós iremos aproveitar a sua tecnologia de transmissão para ligar os pontos mais distantes do estado, atendidos pelos nossos instrutores”.
Programas especiais, transmissão ao vivo de Seminários e uma grande com características locais marcam o novo estúdio da emissora, 24 horas por dia.
“Estamos entregando mais uma unidade, que somada às outras nos permitirão transmitir nosso conteúdo em Rede”, destaca o coordenador nacional da Rádio Legalidade, jornalista Paulo Ottaran.
Depois da Bahia, serão inauguradas as estruturas já montadas em Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Todas têm com transmissão via-internet e aplicativos para telefones móveis como celulares, tablets e freqüência veicular via-bluetooth.
Para ouvir, basta acessar
www.radiolegalidade.com/bahia

domingo, 28 de julho de 2013

“Cadeia da Legalidade” está de volta na Web, 52 anos depois


 Num superesforço de  diretórios estaduais com o apoio da Executiva nacional e 52 anos após o ex-governador Leonel Brizola usar os microfones da Rádio Guaíba de Porto Alegre para criar o movimento político que garantiu  a posse do Presidente João Goulart em 1961, após a renúncia de Jânio Quadros, o PDT está trazendo de volta a “Cadeia da Legalidade”.
Em 1961 a Campanha da Legalidade durou 14 dias após a renúncia de Jânio Quadros e graças a mobilização a partir dela, Jango assumiu a presidência da República em 7 de setembro de 1961. O movimento de resistência aos militares que tentaram impedir a posse do Vice-Presidente da República que estava em viagem oficial à China -  foi o único golpe de estado da América Latina derrotado depois de já estar nas ruas.
Brizola, à época governador do Rio Grande do Sul, ocupou os transmissores da Rádio Guaíba de Porto Alegre e iniciou a transmissão de discursos e notícias a partir de um estúdio de rádio improvisado no porão do Palácio Piratini. Inicialmente pequenas rádios do interior gaúcho retransmitiram o sinal da Guaíba, mas outras rádios foram se somando Brasil afora, inclusive emissoras do ABC paulista e a poderosa Rádio Nacional de Brasília – chegando cadeia a reunir cerca de 120 emissoras. A “Cadeia da Legalidade” mobilizou o Brasil e derrotou o golpe.
Hoje, usando os recursos da internet banda larga desde 2011, um estúdio central de rádio web foi instalado na sede do PDT em Brasília, gerando uma programação musical com conteúdo político-partidário onde todas as ações da política nacional, dentro e fora do PDT são repassadas através de notas informativas,  a cada três músicas nacionais. A “Rádio Legalid ade” pode ser ouvida através de computadores, tablets, smartphones – e ainda através de Bluetooth,  em unidades automotivas.  
“Nós reativamos nosso DNA e trazendo de volta a Cadeia da Legalidade sob outra forma, numa plataforma moderna e ainda mais abrangente”, sustenta o coordenador da Radio Legalidade de Brasília e responsável pelo projeto, o experiente jornalista Paulo Ottaran. também radialista que integra a equipe do programa “A Voz do Brasil”.
Até o Congresso Nacional do PDT, marcado para 23 e 24 de agosto próximos, deverão estar em funcionamento outros seis estúdios da Rádio Legalidade de um total de 12 previstos para este ano ainda que serão instalados em pontos estratégicos do país. O primeiro fora da sede nacional e que já está no ar é Maceió, em Alagoas,  que gera programação própria no período da manhã e reprisa o conteúdo jornalístico gerado por Brasília no restante do dia.
Outros já em fase de instalação são os de Porto Alegre/RS, Salvador/BA, Belo Horizonte/MG, Recife/PE, Fortaleza/CE e Chapecó/SC. Um estúdio de apoio à estrutura de Porto Alegre, deverá ser montado em São Borja, cidade  onde estão sepultados os ex-presidentes Getulio Vargas e João Goulart e também Leonel Brizola, fundador do PDT.
No Rio de Janeiro, sede nacional da Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini a previsão é de o estúdio da Rádio Legalidade esteja em funcionamento até a segunda quinzena de setembro.
“À medida em que forem sendo instalados, cada estúdio vai ter sua vida própria, gerando seu material local e integrando a rede nacional”, enfatiza o responsável pelo projeto, jornalista Paulo Ottaran, que trabalha antenado com as diretrizes para o setor do recém criado Núcleo de Comunicação do PDT, coordenado pelo jornalista Osvaldo Maneschy.
Numa das identificações do portal, o presidente Carlos Lupi, assegura que “a Rádio Legalidade é um portal de noticias que integra o PDT e sua militância através da música, da informação, do trabalho de nossos deputados e senadores e dos movimentos trabalhistas”. Lupi é um dos principais estimuladores do projeto que tem por objetivo integrar a militância pedetista.                                 .

Como ouvir:
www.radiolegalidade.com (Brasília - NO AR)
www.radiolegalidade.com/alagoas (Maceió - NO AR)
www.radiolegalidade.com/ceara (Fortaleza - 1ª Quinzena de Agosto)
www.radiolegalidade.com/rs (Porto Alegre - 1ª Quinzena de Agosto)
www.radiolegalidade.com/minasgerais (Belo Horizonte - 2ª Quinzena de Agosto)
www.radiolegalidade.com/bahia (Salvador- 2ª Quinzena de Agosto)
www.radiolegalidade.com/rio (Rio de Janeiro 2ª Quinzena de Setembro)
Compartilhe esta página: Share

terça-feira, 23 de julho de 2013

PDT fará eleição para composição do novo diretório municipal em Jequié (BA)

O PDT de Jequié publicou edital de convocação para seus filiados, com vistas a realização de convenção municipal no próximo domingo (28/7), das 8h às 12 horas, nas dependências do Centro  de Educação Técnica de Jequié (Ceteje), tendo na pauta da ordem do dia, eleição do Diretório Municipal, composto por 31 membros efetivos e igual número de suplentes, eleições do Conselho de Ética e Fiscal. Na oportunidade será eleito o novo presidente municipal da legenda.
Joilson Sampaio “Joca”, atual presidente da Comissão Provisória Municipal, já comunicou ao deputado estadual Euclides Fernandes, principal representação estadual da sigla em Jequié,  sua decisão de não permanecer na presidência da executiva municipal. No último sábado (20), filiados pedetistas  participaram de reunião preparatória para a convenção, quando foram tratados assuntos gerais do partido. O PDT representa em termos quantitativos a maior representação no legislativo municipal, após a reeleição  em 2012, de Eliezer Pereira Filho “Fiim” e as eleições de  três novos quadros na Câmara de Vereadores – Manoel Gomes Aragão, Chico de Alfredo Costa e Meire Lopes.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Assembleia aprova 'ficha limpa' para cargos na BA

Todos os 47 parlamentares que participaram da sessão (dos 63 no total) aprovaram a ficha limpa na Bahia. Já a redução dos recessos foi tomada por acordo entre as lideranças das legendas. Em votações sem muitas contestações - uma por unanimidade, outra por acordo entre as lideranças dos partidos -, os deputados estaduais da Bahia aprovaram, antes do recesso parlamentar, duas medidas que vinham sendo discutidas há meses na Assembleia sem que se chegasse a um acordo.

Uma reduz de 90 para 60 dias por ano os recessos dos deputados. A outra, institui a chamada "ficha limpa" para qualquer ocupante de cargo público, comissionado ou efetivo, nos três poderes do Estado.

"A Casa está respondendo (às manifestações)", afirmou o presidente da Assembleia, Marcelo Nilo (PDT) - ele mesmo um defensor da tese de que "recesso parlamentar não é férias". Outro que defende a mesma tese, o líder do governo baiano na Casa, Zé Neto (PT), também ponderou que os protestos ajudaram na votação dos temas. "A pressão sobre o Legislativo tem sido grande."

Todos os 47 parlamentares que participaram da sessão (dos 63 no total) aprovaram a ficha limpa na Bahia. Já a redução dos recessos foi tomada por acordo entre as lideranças das legendas.

sábado, 29 de junho de 2013

CCJ aprova proposta de Félix Júnior que limita verbas de deputados nas ALs

Fonte: MCS - Assessoria do deputado
28 de junho de 2013



A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (25) a Proposta de Emenda à Constituição 205/2012, de autoria do deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), que regulamenta a verba indenizatória recebida pelos deputados das Assembleias Legislativas (ALs).

Pelo texto da PEC 205/2012, a verba indenizatória e as despesas com funcionamento, divulgação, transporte, manutenção, comunicação e contratação de pessoal dos deputados estaduais poderão ser fixadas em até 75% do valor estabelecido para as mesmas despesas dos deputados federais.

"Essa proposta tem a intenção de moralizar as despesas com as verbas indenizatórias nos Legislativos estaduais. Havia essa lacuna na lei, o que permitia que aberrações fossem cometidas com o dinheiro público", explicou Félix Júnior, que é membro titular da CCJ.

O pedetista lembrou que a Constituição Federal (artigo 27) já determina que os subsídios dos deputados estaduais sejam fixados, no máximo, em 75% do valor estabelecido para os deputados federais. No entanto, as verbas indenizatórias e diversas outras despesas realizadas a título de manutenção de gabinete ficaram de fora dessa padronização.

A proposta agora será analisada por uma comissão especial a ser criada especificamente para esse fim. Depois, se aprovada, seguirá para o Plenário, onde terá de ser votada em dois turnos.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Brust: 21 de junho e a mensagem do PDT da Bahia

Os pedetistas brizolistas da Bahia, neste 21 de junho, pranteiam seu inesquecível líder, fundador e construtor do Partido Democrático Trabalhista – PDT, cujo legado Trabalhista nacionalista, jamais será esquecido nem vilipendiado.
Louvamos nosso eterno presidente que antes de passar para o plano espiritual, contemplou sua militância com a missão do PDT, segundo suas próprias palavras:

“Nós temos a nossa responsabilidade com a História. Nosso partido é o único com determinação de assumir as grandes causas nacionais. Nenhum partido é tão nacionalista quanto o nosso. Queremos um País desenvolvido, autônomo, independente.
“Nós somos, as emanações das lutas sociais.
“O Trabalhismo nasceu da Revolução de 30, de uma inspiração do Presidente Getúlio Vargas, que foi evoluindo de acordo com o processo social, empenhado em garantir direitos à massa dos deserdados.
“Nós somos as verdadeiras reformas, a mudança, o voto rebelde. O PDT é um partido derramadamente democrático. Somos a expressão brasileira do socialismo democrático e tomamos a feição social democrata, pois é preciso chegar a um certo nível de igualitarismo para termos desenvolvimento.
Nós temos genética, somos uma grande sementeira de idéias em benefício do povo brasileiro.
Temos que estar sempre onde está o povo. Existimos para dar voz aos que não tem voz.
Nossa ancoragem é a área deserdada da população. Nosso guia é o interesse público e o bem comum”.

Salvador, 21 de junho de 2013.
Hari Alexandre Brust
Presidente Estadual do PDT

domingo, 23 de junho de 2013

Morre o prefeito de Ibicuí (BA) Abel Cornélio Morais, do PDT

Faleceu na madrugada desta segunda-feira (17/6) na cidade de Vitória da Conquista o prefeito de Ibicuí, Abel Cornélio Morais (PDT). O mesmo passou mal no  domingo e foi levado para Vitória da Conquista onde foi internado na UTI. Segundo informações, ele teve complicações decorrentes de cirurgia realizada no estomago, e isso foi o que levou ele ser internado.
Cornélio foi eleito em 2012 pela primeira vez prefeito de Ibicuí, depois de ter sido candidato  nas eleições de  2004 e 2008, sempre ficando na segunda colocação. Ele tinha 50 anos de idade, no seu lugar assumirá a vice-prefeita Gilnay Santana (PTN). Cornelio foi Eleito Prefeito em Ibicuí pelo PDT na coligação Juntos Seremos Forte. Com 4.630 votos (52,49% dos votos).

quinta-feira, 13 de junho de 2013


Operação eleitoral
          Os governadores dos Estados, produtores de petróleo, estão batendo às portas dos bancos oficiais (BB e CEF) buscando antecipar as receitas de royalties. Eles querem recursos para investir na reta final de suas gestões. As eleições serão no ano que vem. Este tipo de operação já ocorreu no passado. Em 1999, o então governador Anthony Garotinho (RJ), refinanciou R$ 21 bilhões da dívida estadual.

Um palanque para Dilma
A direção nacional do PT ainda não sabe se o governador Eduardo Campos (PSB) será mesmo candidato a presidente, mas está se desdobrando para construir um palanque para a presidente Dilma em Pernambuco. O secretário-geral do partido, deputado Paulo Teixeira (SP), recebeu a tarefa e está conversando com as várias correntes do PT local com o objetivo de reunificá-lo. O partido está rachado desde as eleições em Recife, quando impediu o prefeito João da Costa de tentar a reeleição. Com este objetivo, o presidente petista, Rui Falcão, teve uma demorada conversa, esta semana, com o senador Armando Monteiro (PTB), que é candidatíssimo a governador.

A coisa virou uma guerra. Entre o Sul/Sudeste e o Nordeste. E ninguém tinha exército (257 votos) para ganhar

Henrique Eduardo Alves
Presidente da Câmara (PMDB-RN), sobre o projeto que redistribui o Fundo de Participação dos Estados


Na retaguarda
O ex-presidente Lula defendeu, em Porto Alegre, o número de ministérios existentes nos governos Lula e Dilma. Sobre a pasta das Cidades disse que, antes dele, os prefeitos eram recebidos "por cães pastores que mordiam suas bundas".


O eleitor de luxo
Ele não será candidato no ano que vem, mas o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), lidera todas as pesquisas para o governo da Bahia. Ele tem cerca de 37% das intenções de voto (P&A). Nos cenários sem sem seu nome, os indefinidos pulam para 34% e a candidatura de Geddel Vieira Lima (PMDB) é turbinada em dez pontos percentuais.

Fotografia do momento na Bahia
O vice-presidente da CEF, Geddel Vieira Lima (PMDB), lidera a corrida para o governo da Bahia. Pesquisa do Instituto P&A mostra Geddel com 23,2% e a senadora Lídice da Mata (PSB) com 13,1%. O petista melhor colocado, o senador Walter Pinheiro, tem 9,5%. No pleito presidencial, Dilma tem 54,4%, Marina Silva 17,2%, Aécio Neves 7,7% e Eduardo Campos 2,1%.


A política não socorre quem dorme
O Planalto pediu atenção redobrada aos deputados e senadores da base quanto à convocação de ministros pelas comissões do Congresso. Acha que os aliados cochilaram na convocação do ministro Gilberto Carvalho.


Na alça de mira
O presidente da Infraero, Gustavo do Vale, está para cair. A estatal deve investir esta ano R$ 1,5 bi. No Planalto, as informações são que ele anda em rota de colisão com o ministro Moreira Franco (Aviação Civil), que não fala do assunto.

Prestação de contas
A Telebras esclarece que concluiu no prazo, 15 de maio, a construção da rede de infraestrutura nos estádios com jogos da Copa das Confederações. E que, no dia 30, realizou, com sucesso, teste de transmissão de vídeo de alta definição (HDTV).


O projeto de reforma política do PT já tem o apoio de 200 mil eleitores. O partido vai apresentá-lo ao Congresso como um projeto de iniciativa popular.

Em sete anos, homicídios na região Nordeste aumentaram quase 70%

Oito dos nove Estados da região tiveram aumento no número de homicídios, enquanto o total no País caiu, ainda que somente em 0,12%. Apenas a Bahia fugiu à tendência regional

Agência Brasil | - Atualizada às Agência Brasil


Dados estatísticos do Ministério da Saúde mostram que, em sete anos, o número de assassinatos na região Nordeste aumentou 68%. Se em 2004 a região teve 11.546 homicídios, em 2011, após sete anos de aumento contínuo da violência, esse número passou para 19.405. O crescimento do indicadorentre 2010 e 2011 foi 2,8%.
Leia também: Mortes por arma de fogo cresceram 346% em 30 anos no País, diz Mapa da Violência
Os números levantados pela Agência Brasil no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde mostram ainda que, em 2011, oito dos nove Estados da região tiveram aumento no número de homicídios, enquanto o total no país caiu, ainda que somente em 0,12%. Apenas a Bahia fugiu à tendência regional, apresentando queda de 5,4%.
Com 1.042 homicídios, o Rio Grande do Norte foi o Estado brasileiro onde a violência mais se acentuou entre 2010 e 2011, com um aumento de 27,9% nos casos de assassinato. Ali, como na Região Nordeste, os registros de morte violenta por agressão vêm crescendo nessa unidade há sete anos.
Entre 2004 e 2011, os assassinatos no Rio Grande do Norte triplicaram. Em 2011, pela primeira vez, a região ultrapassou a marca de mil homicídios.
A Paraíba aparece em segundo lugar com crescimento de 11,1% no número de homicídios, seguida por Alagoas (8,7%), Ceará (7,2%), Sergipe (7,1%), Maranhão (5,4%) e Piauí (5,4%). Segundo o coordenador do Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Ignacio Cano, não existe nenhuma resposta conclusiva sobre o aumento dos homicídios no Nordeste.
“Essa foi a área do País onde os programas contra a pobreza tiveram mais impacto. Entretanto, os índices estão aumentando. Existe uma interpretação de que esse crescimento da riqueza está gerando fluxos populacionais, está gerando o crescimento de algumas cidades. E esses crescimentos de atividades econômicas estão acompanhados de fluxos de criminalidade”, disse Cano.
Mais: Mapa da violência/mulheres: Mais de 43 mil mulheres foram mortas na última década Negros: Homicídios de negros crescem 5,6% em 8 anos, enquanto de brancos caem 24,8%
A outra região brasileira que teve crescimento da violência em 2011 foi a Centro-Oeste, com alta de 10,5%. As demais regiões brasileiras tiveram queda nos homicídios: Norte (-6,3%), Sul (-4,6%) e Sudeste (-2,3%).
As quatro unidades do Centro-Oeste tiveram aumento dos assassinatos entre 2010 e 2011, com destaque para Goiás (16,8%) e Distrito Federal (10,8%). Mais quatro estados tiveram aumento no número de homicídios: Amazonas (19,8%), Minas Gerais (16,8%), Tocantins (14,1%) e Acre (1,8%).

domingo, 2 de junho de 2013


Bahia patrocina ida de Daniela Mercury à Parada Gay
Comentários 5

 
São Paulo - O governo baiano, por meio da Empresa Baiana de Turismo S.A. (Bahiatursa), vai patrocinar a apresentação da cantora Daniela Mercury na Parada Gay de São Paulo, que ocorre no próximo domingo, 2. O valor do investimento será de R$ 120 mil.
Daniela, convidada pela organização do evento após assumir o relacionamento com a jornalista baiana Malu Verçosa, no início de abril, deve cantar o Hino Nacional na abertura da parada e, em seguida, desfilar com seu trio elétrico pelo circuito da festa. Segundo a Bahiatursa, o patrocínio tem dois objetivos: divulgar o destino Bahia no segundo maior evento turístico paulista - o primeiro é o Grande Prêmio de Fórmula 1 - e fortalecer a Semana da Diversidade da Bahia, que terá a segunda edição este ano, em Salvador, entre 1º e 8 de setembro. O evento baiano tem o objetivo de se transformar no segundo maior para o público LGBT do País. A semana incluirá a 12ª Parada Gay da Bahia, que deve ter Daniela como madrinha. No ano passado, a parada reuniu 800 mil pessoas em Salvador e deixou os hotéis da cidade com ocupação média de 80%. De acordo com o órgão, esta será a segunda vez que o governo baiano promoverá o Estado durante a parada paulista. No ano passado, foram realizadas ações nos aeroportos de São Paulo e distribuição de folhetos e folders aos participantes da parada.

sexta-feira, 31 de maio de 2013


Petrobras aprova projetos de investimento no Recôncavo Baiano

Jornal do Brasil   A Petrobras aprovou três grandes projetos de investimento na Unidade de Operações de Exploração e Produção da Bahia. Os projetos preveem, além da ampliação de instalações da companhia na região, a perfuração de 26 novos poços de produção e 227 intervenções em poços já existentes, com o objetivo de aumentar o fator de recuperação de petróleo em campos maduros da área. 
As principais características dos projetos aprovados são o baixo tempo de retorno e a rápida geração de caixa, que contribuirão para aumentar a produção de petróleo e gás de concessões maduras, abrangendo os campos de Miranga, Água Grande, Taquipe e Candeias, dentre outros do Recôncavo Baiano.
O campo de Candeias foi o primeiro campo de petróleo com produção comercial no Brasil. O poço descobridor daquela jazida foi o Candeias-01, que começou a produzir em 14 de dezembro de 1941. Esse poço está em produção até hoje e opera de forma automatizada. Esses projetos fazem parte do Plano de Negócios e Gestão para o período 2013-2017 (PNG), que prioriza a continuidade da atividade exploratória nas áreas das concessões vigentes, buscando incorporar reservas e produção. 
Nessa mesma linha, a Petrobras avalia continuamente sua carteira de oportunidades na região, com o objetivo de aumentar a produção pela introdução de novas tecnologias. Além disso, confirma a disposição de continuar investindo nos campos maduros do estado da Bahia, bem como em outras áreas no Norte e Nordeste do país.  
A Petrobras confirma que mantém o compromisso de aplicar, no período de 2013 a 2017, cerca de R$ 3,2 bilhões entre investimentos e custos operacionais para garantir a manutenção estável da produção no estado da Bahia em torno de 50 mil barris de petróleo por dia e 8 milhões e 300 mil m3/d de gás. 
Nos últimos cinco anos, as atividades da Petrobras, na Bahia, permitiram um recolhimento superior a R$ 1 bilhão e 650 milhões em Participações Governamentais (Participação Especial, Royalties, pagamento a proprietários de terras, taxas de retenção e pesquisa e desenvolvimento) aos cofres do estado e dos municípios. Além disso, foram pagos mais de R$ 11 bilhões e 500 milhões de ICMS e ISS, resultantes dos contratos de fornecimento de bens e serviços de fornecedores locais.
Tags: dados, economia, empresa, estatal, Petróleo

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Hari Alexandre Brust: Reforma Política Já!

 Os partidos políticos ideológicos lutam e os eleitores clamam por uma imediata e urgente REFORMA POLÍTICA que, todavia, somente será aprovada, através de uma mobilização nacional nos moldes das DIRETAS JÁ, com o engajamento das principais lideranças políticas.
O atual modelo político, pela sua caducidade, tem gerado graves crises entre os poderes, ora Executivo-Legislativo, ora Legislativo-Judiciário, ora Executivo-Judiciário.
É, sem dúvida, um modelo superado, que faliu por falta de capital ético e por absoluta ausência de crédito moral.
A democracia capitalista transformou as eleições, que deixaram de ser no campo ideológico, para se converter em meras disputas estatísticas, num concurso de rateio do Fundo Partidário e do tempo de rádio e televisão, razão inclusive da proliferação de novas legendas.
Em nossa opinião esse modelo político há muito que exauriu, está superado e é mantido em nosso entendimento, pela democracia capitalista que não se diferencia muito da praticada no início do Império, em que havia uma qualificação dos eleitores.
A evolução do processo eleitoral, todavia, a instituição do título eleitoral, o voto secreto decretado por Getúlio Vargas o maior estadista do Brasil e a apuração informatizada, obrigou os democratas capitalistas a substituir o eleitor qualificado e estabelecer uma nova estratégia para manter o controle do processo eleitoral e assim surgiu a influência poderosa, maléfica e corruptora do poder econômico no financiamento das campanhas políticas.
O processo é o mesmo desde o Império, apenas mudou a forma de alcançar os resultados.
Antes o capital mantinha o controle das eleições via qualificação do eleitor.
Atualmente o capital domina o processo eleitoral via compensação financeira.
Cabe agora aos partidos políticos que deixaram de ser o elo entre o povo e o poder, retomar o leito da democracia popular e propor através dos seus parlamentares uma profunda reforma política, contemplando o financiamento público, o sistema misto alemão nas eleições proporcionais e a fidelidade partidária, antes que o último eleitor apague a luz do regime democrático, pois todos sabemos que só há democracia forte com partidos políticos fortes e, neste momento, todos estão fragilizados.
Urge acabar com essa farra. O saudoso companheiro Darcy Ribeiro já pregava a necessidade de passar o Brasil a limpo. O STF deu a partida. Esperamos que não seja a única iniciativa.
Nesse contexto, cabe um registro de aplausos aos companheiros do PT - Partido dos Trabalhadores, pela iniciativa de, no último dia 23, promover uma campanha pela coleta de assinaturas para aprovar a Reforma Política.
A necessidade dessa reforma, nos reporta a outras reformas imprescindíveis e que podem ser elencadas nas REFORMAS DE BASE propostas pelo saudoso Presidente João Goulart (razão da sua deposição) e, que se tivessem sido implementadas há 50 anos, não teríamos hoje os SEM TERRA, os SEM EDUCAÇÃO, os SEM SEGURANÇA, os SEM TRANSPORTE, além da REFORMA TRIBUTÁRIA que teria contemplado uma justa distribuição dos recursos, infelizmente ainda concentrados na União, um vergonhoso entulho da ditadura. Por ser turno, o lucro especulativo remetido pelas multinacionais, seria revestido em nosso País, em benefício do nosso povo.
Nessas circunstâncias cabe uma alerta: ou a classe política se convence da necessidade premente, urgente e inadiável de promover uma ampla Reforma Política, ou eleitoralmente a população reformará o quadro dos seus representantes. 
(*) Hari Alexandre Brust é presidente do PDT-BA

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Bandeiras atualíssimas”,  diz Alexandre Brust sobre 33 anos do PDT
O PDT completou neste domingo (26) 33 anos de fundação. Em Salvador, a comemoração entre os correligionários foi antecipada para a sexta-feira (24), quando políticos e membros de movimentos sociais se reuniram na sede da legenda, na Mouraria, para “relembrar o manifesto de criação do partido de 1970″, segundo informou ao Bahia Notícias o presidente do PDT no Estado, Alexandre Brust.
“Exilado em Portugal, [Leonel] Brizola reuniu 120 trabalhistas para produzir a Carta de Lisboa, que pretendia reestruturar o velho Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). No regresso ao Brasil, a ditadura militar tomou a sigla e foi fundado o PDT”, contou.
Para o líder do partido na Bahia, o documento, publicado em 17 de junho de 1979, já trazia o futuro programa do PDT e suas principais bandeiras. “São bandeiras atualíssimas, como a educação integral, implantada por Brizola no Rio de Janeiro e que hoje é discurso de todos os partidos”, pontuou.