domingo, 6 de março de 2011

ONU e Grupo Eva levam ODM à folia baiana



Campanha divulgará série de mensagens no Carnaval de Salvador com intuito de conscientizar foliões sobre os oito Objetivos do Milênio
Divulgação / Prefeitura de Salvador
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da PrimaPagina
O Carnaval de Salvador contará este ano com a presença de oito participantes ilustres: os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Em meio à folia da capital baiana, uma iniciativa conjunta entre o Sistema das Nações Unidas no Brasil, o Grupo Eva e o Instituto EcoDesenvolvimento vai conscientizar os foliões sobre a importância dos ODM e os desafios que o Brasil enfrenta para alcançá-los até 2015.

“Na prática, podemos dizer que os ODM são atingidos quando transformamos, de forma positiva, a vida real de cada cidadão. O Carnaval tem esse papel, tanto na área social quanto na econômica", afirma Jorge Chediek, coordenador residente do Sistema ONU no Brasil.

Entre as ações previstas estão a transmissão de uma série de mensagens sobre as Metas do Milênio nos painéis eletrônicos do trio elétrico do grupo musical, além de informações sobre o tema que foram introduzidas no “guia do folião”, tradicionalmente distribuído aos 6.000 integrantes dos blocos “Eva” e “Nuoutro Eva”.

Balões gigantes com as marcas da campanha abrirão também o desfile dos blocos durante todos os dias de Carnaval, e serão distribuídas fitinhas do Senhor do Bonfim customizadas com os símbolos dos oito ODM.

A importância do Carnaval como catalisador do desenvolvimento e como incentivo ao avanço dos ODM na América Latina, e em especial no Brasil, foi destacado no Relatório de Economia Criativa de 2010, elaborado por PNUD e UNCTAD (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento). O estudo revelou que “conhecimento, cultura e tecnologia podem ser os motores da criação de empregos, da inovação e da inclusão social”, elementos catalisadores do cumprimento das Metas do Milênio.

"Em um primeiro momento, o Carnaval atua como fonte de esperança em um mundo melhor e mais justo. Em seguida, como fonte real de oportunidades, de geração de empregos, de inclusão social, de promoção da igualdade de gênero e de trabalho conjunto para um mundo mais próspero e feliz”, declara Chediek.

Trabalho e renda

O documento das agências da ONU mostra que, apenas no Rio de Janeiro, o Carnaval movimenta anualmente cerca de US$ 600 milhões, gerando oportunidades de trabalho para mais de meio milhão de pessoas.

Já na Bahia, a evolução da festa também é um exemplo do dinamismo e da capacidade de transformação da indústria criativa. Com os blocos de trio elétrico e a evolução deles à condição de empresas, o estado exporta hoje seu Carnaval e o estilo musical axé para todo o país.

Em 2007, o segmento empregava mais de 130 mil pessoas e movimentava cerca de US$ 160 milhões durante os seis dias de folia. Nesse sentido, o Carnaval foi identificado como uma importante ferramenta para a promoção dos ODM, devido à sua capacidade de mobilizar uma grande quantidade de pessoas e promover valores culturais voltados à autonomia e à auto-estima, além de disseminar costumes de comunidades tradicionais marginalizadas da sociedade.

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