segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Governador preso, Arruda é satirizado no Carnaval de Salvador

Colaboração para o UOL, em Salvador

Em meio aos desfiles dos trios e das principais atrações do Carnaval de Salvador, um bloco sem cordas, com cerca de 1.500 foliões (muitos montados em cavalos) deve chamar a atenção na tarde desta segunda-feira (15), no Campo Grande. O Mudança do Garcia abusa da irreverência e aproveita para satirizar políticos e a sociedade. Este ano, o governador José Roberto Arruda, do Distrito Federal, que está preso sob suspeita de corrupção, é um dos políticos mais ironizados. "O Arruda deveria ficar dezenas de Carnavais na cadeia, aliás, lá deve ser a sua residência fixa", diz uma das frases escritas em cartazes de papelão e faixas. Em outra mensagem, nova citação envolvendo o governador. "A cadeia do Arruda tem ar-condicionado, televisão de LCD e refeições de hotel cinco estrelas. E nós, os pobres, estamos pagando pela mordomia de um corrupto."

A sociedade brasileira também foi satirizada pelos integrantes do Mudança do Garcia. "Pobre só muda na enchente", diz uma frase. O bloco, que deixou o bairro do Garcia com destino ao Campo Grande, costuma chegar à principal passarela da folia baiana no final da tarde de segunda-feira, seu único dia de desfile. Normalmente, os políticos que estão nos camarotes saem antes de os foliões chegarem para evitar os constrangimentos.

Um dos principais programas do governo do presidente Luiz Inácio Lula da silva, o Bolsa Família, também foi criticado pelo bloco. "O Lula diz que concede o Bolsa Família aos pobres. Na verdade, o nome do programa deveria ser Bolsa Miséria." Em outra frase, nova alusão aos políticos. "Os políticos continuam roubando abertamente e fazendo do povão massa de manobra."

Nenhum comentário: