quarta-feira, 24 de abril de 2013

Seminário de gestão partidária é sucesso na Bahia

Gilberto Jr./Bocão News
Gilberto Jr./Bocão News
O 5º Seminário de Planejamento e Gestão Partidária realizado em Salvador neste sábado (20/4) reuniu dezenas de militantes do PDT da Bahia no hotel Sheraton, antigo Hotel da Bahia, e contou com as presenças do presidente nacional do partido, Carlos Lupi, e do Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias. No encontro, além de experiências de gestões municipais pedetistas, foram discutidas as perspectivas eleitorais do partido na Bahia ano que vem e o quadro nacional da política.
Lupi, um dos primeiros a falar, abordou a questão política nacional e as perspectivas para as eleições presidenciais do ano que vem. Lupi criticou as constantes especulações da mídia sobre o posicionamento do PDT em relação as eleições presidenciais, deixando claro que nada está definido e a direção nacional, neste momento, analisa com cuidado as perspectivas para 2014.
O presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo, por sua vez, aproveitou a oportunidade para lançar a sua candidatura ao governo da Bahia como integrante da base de apoio do governador Jacques Wagner, que não pode mais se reeleger, destacando o fato de ter disputado e vencido quatro eleições para a Assembléia Legislativa da Bahia, feito que considera até mais difícil do que se eleger governador.
 O Ministro Manoel Dias, por sua vez, depois de rápida prestação de contas de sua atuação à frente do Ministério do Trabalho, mergulhou nas questões partidárias destacando o trabalho de preparação e formação de quadros que vem sendo executado pela Universidade Leonel Brizola e, também, a realização de seminários de planejamento e gestão partidária como o de Salvador pelo Brasil afora, todos muito concorridos.
Manoel citou o sucesso dos encontros realizados neste início do ano em Santa Catarina, no Rio de Janeiro, no Ceará e no Pará – com a participação de mais de 1500 militantes do PDT interessados em discutir as perspectivas políticas nacionais e estaduais, e também o quadro eleitoral de 2014.
Além de filiações partidárias homologadas no evento, o seminário serviu como ponto de partida para a preparação de novos quadros e qualificação dos já existentes.
Na exposição do Vereador Odiosvaldo Vigas, o parlamentar que já acumula vários mandatos disse que a principal missão dos vereadores é ouvir a população que o elegeu como elo de ligação entre a necessidade e a causa. “Nos elegemos sem ter a compreensão exata do poder legislativo municipal, por isso precisamos constantemente nos preparar para o mandato, que pode ser muito ruim por conta da desinformação”, disse Odiosvaldo ao fazer uma ampla abordagem sobre a importância do trabalho do vereador durante a gestão legislativa.
Participou também do Seminário, a professora Luzenir Pinheiro, sssessora técnica do Ministério da Educação, que abordou detalhes do Programa Mais Educação.
Iniciado às 9h30m, o 5º Seminário de Gestão Partidária terminou por volta das 14 horas, como o programado, tendo transmissão integral  - ao vivo – pela Rádio Legalidade.
O presidente do PDT da Bahia, Alexandre Brust, em discurso na abertura do Seminário, saudou o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi; o Ministro do Trabalho e secretário-geral do PDT, Manoel Dias,  - e todos os militantes presentes ao encontro. 
Leia a íntegra do discurso de Brust:
“Em primeiro lugar, quero saudar as autoridades presentes. E dizer que este seminário, coordenado pela Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini presidida pelo leal e valoroso companheiro Manoel Dias - nosso dedicado secretário-geral que pela sua história e competência agora representa o Trabalhismo no Ministério do Trabalho -  tem a finalidade de estreitar as relações políticas entre gestores municipais, vereadores e militantes - e a direção do PDT.
“Estreitar relações tanto a nível estadual quanto a nível nacional. Razão da presença, também, deste incansável andarilho e valoroso arquiteto e construtor do PDT, Carlos Lupi, legado pelo seu fundador e nosso eterno presidente Leonel Brizola, cuja presença espiritual certamente está entre nós, porque BRIZOLA VIVE.
“Neste encontro as companheiras e companheiros terão oportunidade de ouvir e conhecer os dirigentes partidários, gestores e legisladores numa objetiva programação: sobre ações e modelos pedetistas de governar.
Eleições de 2012: Quanto ao resultado alcançado pelo 12, nas eleições do ano 12, informamos aos companheiras e companheiros que contrariando a maior seca verificada na Bahia nos últimos 60 anos, choveu na roça do PDT. Mas foi uma chuva de manga, porque os resultados poderiam ter sido melhores.
“Assim mesmo saímos de nove prefeitos eleitos em 2008 para 44 (sendo que um está sub-judice), de 14 vices para 31 e de 161 - para 373 vereadores. Condição que proporcionalmente coloca o PDT baiano em 2º lugar no Brasil, atrás somente do Rio Grande do Sul - berço do Trabalhismo.
“Para alcançar esse resultado concorremos com 106 candidatos a prefeito, 83 a vice-prefeito e 2.132 candidatos a vereador. Dos 44 eleitos, oito foram eleitos em chapa puro- sangue, duas mulheres e quatro da juventude. Dentre os 31 vice-prefeitos, oito são mulheres, nove se elegeram em coligação com o PT; três com o PP, dois com o PSB, três com o PSD e dois em coligações com o PCdoB. Dos 373 vereadores eleitos 75, foram reeleitos, 58 integram a Juventude e 41 são mulheres.
“Lamentavelmente, um bárbaro e trágico crime, ocorrido em 24 de novembro do ano passado, nos fez perder o companheiro Procópio Alencar, reeleito prefeito de Jussiape  e sua companheira, que também era gerente local da Embasa.
“Merecem destaque especial as eleições dos companheiros Paulo Cezar, de Alagoinhas, reeleito com 72% dos votos de seu município; e Anilton Bastos,  de Paulo Afonso,  reeleito com 65% dos votos. Também nos orgulha a eleição de Humberto Leite,  de Santo Antonio de Jesus, com 60%. Também por integrarem os 20 maiores municípios da Bahia.
“Essas auspiciosas conquistas e o maior crescimento entre os partidos da base governo - creditamos ao esforço pessoal dos nossos candidatos, de nossos militantes – e ao empenho de cada um de nossos deputados federais e estaduais,  em conjunto com a Executiva Estadual e o apoio e participação incansável do valoroso presidente Lupi em vários eventos.
“Agora sobre a nossa referência à chuva de manga, quando chove numa manga e não chove na outra, diz respeito ao atual falido modelo político em que a disputa eleitoral deixou de ser no campo ideológico, levando os partidos a se submeter a uma disputa meramente estatística e em que parlamentares passam a apoiar candidatos de outras legendas como forma de assegurar a sua sobrevivência política.
“Em nossa opinião esse modelo político há muito se exauriu, está superado e é mantido em nosso entendimento pela democracia capitalista que não se diferencia muito da praticada no início do Império, em que havia qualificação de eleitores.
“A evolução do processo eleitoral, todavia, a instituição do título eleitoral, o voto secreto decretado por Getúlio Vargas - o maior estadista do Brasil - e a apuração informatizada, obrigou os democratas capitalistas a substituirem o eleitor qualificado e estabelecer uma nova estratégia para manter o controle do processo eleitoral e assim surgiu a influência poderosa, maléfica e corruptora do poder econômico no financiamento das campanhas políticas.
“O processo é o mesmo desde o Império, apenas mudou a forma de alcançar os resultados. Antes o capital mantinha o controle das eleições via qualificação do eleitor.
Atualmente o capital domina o processo eleitoral via compensação financeira.
“Urge acabar com essa farra. O saudoso companheiro Darcy Ribeiro já pregava a necessidade de passar o Brasil a limpo. O STF deu a partida. Esperamos que não seja a única iniciativa.
“Cabe agora aos partidos políticos, que deixaram de ser o elo entre o povo e o poder, retomar o leito da democracia popular e propor através dos seus parlamentares uma profunda reforma política, contemplando o financiamento público, o sistema misto alemão nas eleições proporcionais e a fidelidade partidária, antes que o último eleitor apague a luz do regime democrático, pois todos sabemos que só há democracia forte com partidos políticos fortes e, neste momento, todos estão fragilizados.
“Eleições de 2014: o excepcional crescimento do PDT em 2012, cujos resultados acabamos de exaltar, em princípio, são fatores que contribuirão para sustentação da candidatura do companheiro Marcelo Nilo ao Governo estadual, alavancando as legendas estaduais e federais. Nesse contexto nossa meta será a eleição de 4 a 6 deputados federais e 8 a 10 deputados estaduais.
“Diante desse novo desafio, é importante, é imprescindível o engajamento e a total obediência à fidelidade partidária por parte dos nossos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, só assim atingiremos a nossa meta e construiremos o PDT predileto do eleitor, comprometido com uma educação pública de qualidade proporcionando a inclusão social de todos baianos.
“Para alcançarmos esses objetivos, estaremos informando aos companheiros e companheiras brevemente uma agenda sobre a realização das convenções municipais, com prioridade para os municípios que constituíram diretório no período de 2008 e 2010, de forma que possamos eleger o diretório estadual no segundo semestre.
“Concomitantemente, estabeleceremos os locais e as datas dos encontros regionais para o planejamento estratégico das eleições de 2014.
“Antes de finalizar gostaria de fazer uma avaliação do resultado do projeto que abraçamos, sob a coordenação do eminente Governador Jaques Wagner e registrar as grandes obras realizadas pelo seu Governo, todas de um porte físico fantástico, coloridas, visíveis, mas enaltecer uma, em nosso entendimento, a maior e que tornou possível esse crescimento invejável do PDT, eu me refiro ao resgate da prática democrática na Bahia.
“Um resultado que contribuiu politicamente para reeleição pela 4ª vez consecutiva do nosso valoroso companheiro Marcelo Nilo, para Presidente da ALBA - Assembléia Legislativa da Bahia, um feito sem precedente na história da Bahia, de forma inclusive a proporcionar ao PDT disputar a eleição majoritária de 2014, com Marcelo Nilo como nosso candidato a Governador. Como ele mesmo afirmou: “é mais fácil eleger-se numa eleição majoritária do que Presidente da ALBA por 4 vezes”.
“Por isso, companheiros, em 2014, os baianos levarão no andor, MARCELO NILO como GOVERNADOR.
“O PDT está unido em torno do nome do companheiro Marcelo Nilo e não abre mão da ampliação do espaço conquistado nas eleições de 2010, só assim estaremos correspondendo à missão do PDT, legada pelo seu fundador.
“Dizia Brizola: “Nós temos nossa responsabilidade com a história. Nosso partido é o único com determinação de assumir as grandes causas nacionais. Nenhum partido é tão nacionalista quanto o nosso. Queremos um país desenvolvido, autônomo, independente. Nós somos a emancipação das lutas sociais.
“O Trabalhismo nasceu da Revolução de 30, de uma inspiração do Presidente Getúlio Vargas, que foi evoluindo de acordo com o processo social, empenhado em garantir os direitos à massa de deserdados. Nós somos as verdadeiras reformas, a mudança, o voto rebelde. O PDT é um partido derramadamente democrático. Somos a expressão brasileira do socialismo democrático e tomamos a feição social democrata, pois é preciso chegar a um certo nível de igualitarismo para termos o desenvolvimento.
“Nós temos genética, somos uma grande sementeira de idéias em benefício do povo brasileiro. Temos que estar sempre onde está o povo. Existimos para dar voz aos que não tem voz. Nossa ancoragem é a área deserdada da população. Nosso guia é o interesse público e o bem comum.
“Agradeço a presença de todos, especialmente por ser um dia mais dedicado à família e ao lazer, mas plenamente justificável pela causa que todos abraçamos, somos trabalhistas, uma doutrina assim definida pelo saudoso mestre Darcy Ribeiro:
“O trabalhismo de Getúlio Vargas, João Goulart e Leonel Brizola, é uma árvore cujas raízes mergulham fundo na alma popular, ali buscando a grande seiva das aspirações do nosso povo, transformando-a e fazendo desta doutrina uma ação corajosa, participativa, libertária, nacionalista e cristã”.  
"VIVA O PDT – O PREDILETO DO ELEITOR"

Nenhum comentário: