sábado, 27 de abril de 2013

Carlinhos Brown ensina Bahia e Vitória a tocar a caxirola

O músico visitou os dois clubes para mostrar em primeira mão o instrumento oficial da copa para os jogadores


27.04.2013 | Atualizado em 27.04.2013 - 10:08

Às vésperas do segundo clássico do ano, a dupla Ba-Vi recebeu ontem uma visita especial. O multinstrumentista, cantor e compositor Carlinhos Brown foi até o Barradão e o Fazendão mostrar aos jogadores a caxirola, instrumento criado por ele e licenciado pela Fifa e governo federal como o oficial da Copa do Mundo.

Amanhã, na Arena Fonte Nova, serão distribuídas 50 mil caxirolas antes do clássico e haverá uma ‘caxiraula’ de Brown para ensinar também aos torcedores como tocar o instrumento, inspirado no caxixi. “Faremos a primeira ola sonorizada da história”, adianta o cacique Brown.

CLIQUE PARA VER FOTOS DE CARLINHOS COM JOGADORES

http://www.correio24horas.com.br/esportes/detalhes/detalhes-1/artigo/carlinhos-brown-ensina-bahia-e-vitoria-a-tocar-a-caxirola/


No Leão, o músico se atrasou quase uma hora e acabou interrompendo o treino. Mesmo assim, o momento foi descontraído, com a participação de jogadores, comissão técnica e diretoria. Ele falou sobre o instrumento e ensinou a tocar o Hino Nacional.

“Chegou hora da gente ser péssimo músico”, avisou o goleiro Deola. “Eu sou péssimo jogador”, brincou o instrumentista, que é torcedor do Bahia. Brown ganhou uma camisa do Vitória e disse que vai presentear o pai, Seu Bororó, torcedor rubro-negro.

No Buzu
Quando chegou no Bahia, os jogadores já haviam saído do treino. O cacique conversou com o técnico Joel Santana e, depois, ensinou o chacoalhar ao atacante Obina, que estava a caminho do ônibus do clube, pronto para seguir para a concentração.



Brown pegou carona no centroavante e entrou no veículo para mostrar ao elenco a caxirola, que fez sucesso entre os tricolores. “Fico todo arrepiado nesse lugar, com essas cores, com essa gente”, afirmou o músico, que ganhou três camisas personalizadas do Bahia, uma de cada uniforme, e todas com o número 13, homenagem a Santo Antônio, reverenciado por ele. “O Bahia promove emoções com facilidade”, derreteu-se.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Félix Júnior visita Irecê e Xique-Xique (BA) neste final de semana

Autor do PL 2050/2011, que cria a Universidade Federal do Noroeste da Bahia com sede em Irecê e campus em Xique-Xique, o deputado federal Félix Júnior irá a estes dois municípios neste final de semana. A visita tem como objetivo articular com seus respectivos prefeitos, Luizinho Sobral (PTN) e Ricardo Magalhães (PT), as audiências públicas para a implantação da nova universidade e definir emendas parlamentares para a região.
Félix Júnior já destinou cerca de R$ 1,56 milhão para a região Noroeste em emendas aprovadas junto à Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) e ao Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) para a construção de calçamentos, cisternas, poços artesianos, banheiros públicos e academias públicas de saúde. Entre os municípios beneficiados estão João Dourado, Souto Soares, Uibaí, América Dourada, Presidente Dutra e Gentil do Ouro.
"Fico feliz em contribuir para a realização de obras importantes para os municípios do Noroeste da Bahia e quero realizar o sonho de toda a nossa gente de tirar do papel - juntamente com Luizinho Sobral, Ricardo Magalhães e todos os prefeitos da região -, a nossa Universidade Federal. Com educação superior de qualidade garantimos novas oportunidades, principalmente para os jovens, que não precisam mais deixar suas cidades para continuar os estudos", afirmou o parlamentar, que também visitará a 15ª Expoagri no Parque de Exposições de Irecê.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Seminário de gestão partidária é sucesso na Bahia

Gilberto Jr./Bocão News
Gilberto Jr./Bocão News
O 5º Seminário de Planejamento e Gestão Partidária realizado em Salvador neste sábado (20/4) reuniu dezenas de militantes do PDT da Bahia no hotel Sheraton, antigo Hotel da Bahia, e contou com as presenças do presidente nacional do partido, Carlos Lupi, e do Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias. No encontro, além de experiências de gestões municipais pedetistas, foram discutidas as perspectivas eleitorais do partido na Bahia ano que vem e o quadro nacional da política.
Lupi, um dos primeiros a falar, abordou a questão política nacional e as perspectivas para as eleições presidenciais do ano que vem. Lupi criticou as constantes especulações da mídia sobre o posicionamento do PDT em relação as eleições presidenciais, deixando claro que nada está definido e a direção nacional, neste momento, analisa com cuidado as perspectivas para 2014.
O presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo, por sua vez, aproveitou a oportunidade para lançar a sua candidatura ao governo da Bahia como integrante da base de apoio do governador Jacques Wagner, que não pode mais se reeleger, destacando o fato de ter disputado e vencido quatro eleições para a Assembléia Legislativa da Bahia, feito que considera até mais difícil do que se eleger governador.
 O Ministro Manoel Dias, por sua vez, depois de rápida prestação de contas de sua atuação à frente do Ministério do Trabalho, mergulhou nas questões partidárias destacando o trabalho de preparação e formação de quadros que vem sendo executado pela Universidade Leonel Brizola e, também, a realização de seminários de planejamento e gestão partidária como o de Salvador pelo Brasil afora, todos muito concorridos.
Manoel citou o sucesso dos encontros realizados neste início do ano em Santa Catarina, no Rio de Janeiro, no Ceará e no Pará – com a participação de mais de 1500 militantes do PDT interessados em discutir as perspectivas políticas nacionais e estaduais, e também o quadro eleitoral de 2014.
Além de filiações partidárias homologadas no evento, o seminário serviu como ponto de partida para a preparação de novos quadros e qualificação dos já existentes.
Na exposição do Vereador Odiosvaldo Vigas, o parlamentar que já acumula vários mandatos disse que a principal missão dos vereadores é ouvir a população que o elegeu como elo de ligação entre a necessidade e a causa. “Nos elegemos sem ter a compreensão exata do poder legislativo municipal, por isso precisamos constantemente nos preparar para o mandato, que pode ser muito ruim por conta da desinformação”, disse Odiosvaldo ao fazer uma ampla abordagem sobre a importância do trabalho do vereador durante a gestão legislativa.
Participou também do Seminário, a professora Luzenir Pinheiro, sssessora técnica do Ministério da Educação, que abordou detalhes do Programa Mais Educação.
Iniciado às 9h30m, o 5º Seminário de Gestão Partidária terminou por volta das 14 horas, como o programado, tendo transmissão integral  - ao vivo – pela Rádio Legalidade.
O presidente do PDT da Bahia, Alexandre Brust, em discurso na abertura do Seminário, saudou o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi; o Ministro do Trabalho e secretário-geral do PDT, Manoel Dias,  - e todos os militantes presentes ao encontro. 
Leia a íntegra do discurso de Brust:
“Em primeiro lugar, quero saudar as autoridades presentes. E dizer que este seminário, coordenado pela Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini presidida pelo leal e valoroso companheiro Manoel Dias - nosso dedicado secretário-geral que pela sua história e competência agora representa o Trabalhismo no Ministério do Trabalho -  tem a finalidade de estreitar as relações políticas entre gestores municipais, vereadores e militantes - e a direção do PDT.
“Estreitar relações tanto a nível estadual quanto a nível nacional. Razão da presença, também, deste incansável andarilho e valoroso arquiteto e construtor do PDT, Carlos Lupi, legado pelo seu fundador e nosso eterno presidente Leonel Brizola, cuja presença espiritual certamente está entre nós, porque BRIZOLA VIVE.
“Neste encontro as companheiras e companheiros terão oportunidade de ouvir e conhecer os dirigentes partidários, gestores e legisladores numa objetiva programação: sobre ações e modelos pedetistas de governar.
Eleições de 2012: Quanto ao resultado alcançado pelo 12, nas eleições do ano 12, informamos aos companheiras e companheiros que contrariando a maior seca verificada na Bahia nos últimos 60 anos, choveu na roça do PDT. Mas foi uma chuva de manga, porque os resultados poderiam ter sido melhores.
“Assim mesmo saímos de nove prefeitos eleitos em 2008 para 44 (sendo que um está sub-judice), de 14 vices para 31 e de 161 - para 373 vereadores. Condição que proporcionalmente coloca o PDT baiano em 2º lugar no Brasil, atrás somente do Rio Grande do Sul - berço do Trabalhismo.
“Para alcançar esse resultado concorremos com 106 candidatos a prefeito, 83 a vice-prefeito e 2.132 candidatos a vereador. Dos 44 eleitos, oito foram eleitos em chapa puro- sangue, duas mulheres e quatro da juventude. Dentre os 31 vice-prefeitos, oito são mulheres, nove se elegeram em coligação com o PT; três com o PP, dois com o PSB, três com o PSD e dois em coligações com o PCdoB. Dos 373 vereadores eleitos 75, foram reeleitos, 58 integram a Juventude e 41 são mulheres.
“Lamentavelmente, um bárbaro e trágico crime, ocorrido em 24 de novembro do ano passado, nos fez perder o companheiro Procópio Alencar, reeleito prefeito de Jussiape  e sua companheira, que também era gerente local da Embasa.
“Merecem destaque especial as eleições dos companheiros Paulo Cezar, de Alagoinhas, reeleito com 72% dos votos de seu município; e Anilton Bastos,  de Paulo Afonso,  reeleito com 65% dos votos. Também nos orgulha a eleição de Humberto Leite,  de Santo Antonio de Jesus, com 60%. Também por integrarem os 20 maiores municípios da Bahia.
“Essas auspiciosas conquistas e o maior crescimento entre os partidos da base governo - creditamos ao esforço pessoal dos nossos candidatos, de nossos militantes – e ao empenho de cada um de nossos deputados federais e estaduais,  em conjunto com a Executiva Estadual e o apoio e participação incansável do valoroso presidente Lupi em vários eventos.
“Agora sobre a nossa referência à chuva de manga, quando chove numa manga e não chove na outra, diz respeito ao atual falido modelo político em que a disputa eleitoral deixou de ser no campo ideológico, levando os partidos a se submeter a uma disputa meramente estatística e em que parlamentares passam a apoiar candidatos de outras legendas como forma de assegurar a sua sobrevivência política.
“Em nossa opinião esse modelo político há muito se exauriu, está superado e é mantido em nosso entendimento pela democracia capitalista que não se diferencia muito da praticada no início do Império, em que havia qualificação de eleitores.
“A evolução do processo eleitoral, todavia, a instituição do título eleitoral, o voto secreto decretado por Getúlio Vargas - o maior estadista do Brasil - e a apuração informatizada, obrigou os democratas capitalistas a substituirem o eleitor qualificado e estabelecer uma nova estratégia para manter o controle do processo eleitoral e assim surgiu a influência poderosa, maléfica e corruptora do poder econômico no financiamento das campanhas políticas.
“O processo é o mesmo desde o Império, apenas mudou a forma de alcançar os resultados. Antes o capital mantinha o controle das eleições via qualificação do eleitor.
Atualmente o capital domina o processo eleitoral via compensação financeira.
“Urge acabar com essa farra. O saudoso companheiro Darcy Ribeiro já pregava a necessidade de passar o Brasil a limpo. O STF deu a partida. Esperamos que não seja a única iniciativa.
“Cabe agora aos partidos políticos, que deixaram de ser o elo entre o povo e o poder, retomar o leito da democracia popular e propor através dos seus parlamentares uma profunda reforma política, contemplando o financiamento público, o sistema misto alemão nas eleições proporcionais e a fidelidade partidária, antes que o último eleitor apague a luz do regime democrático, pois todos sabemos que só há democracia forte com partidos políticos fortes e, neste momento, todos estão fragilizados.
“Eleições de 2014: o excepcional crescimento do PDT em 2012, cujos resultados acabamos de exaltar, em princípio, são fatores que contribuirão para sustentação da candidatura do companheiro Marcelo Nilo ao Governo estadual, alavancando as legendas estaduais e federais. Nesse contexto nossa meta será a eleição de 4 a 6 deputados federais e 8 a 10 deputados estaduais.
“Diante desse novo desafio, é importante, é imprescindível o engajamento e a total obediência à fidelidade partidária por parte dos nossos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, só assim atingiremos a nossa meta e construiremos o PDT predileto do eleitor, comprometido com uma educação pública de qualidade proporcionando a inclusão social de todos baianos.
“Para alcançarmos esses objetivos, estaremos informando aos companheiros e companheiras brevemente uma agenda sobre a realização das convenções municipais, com prioridade para os municípios que constituíram diretório no período de 2008 e 2010, de forma que possamos eleger o diretório estadual no segundo semestre.
“Concomitantemente, estabeleceremos os locais e as datas dos encontros regionais para o planejamento estratégico das eleições de 2014.
“Antes de finalizar gostaria de fazer uma avaliação do resultado do projeto que abraçamos, sob a coordenação do eminente Governador Jaques Wagner e registrar as grandes obras realizadas pelo seu Governo, todas de um porte físico fantástico, coloridas, visíveis, mas enaltecer uma, em nosso entendimento, a maior e que tornou possível esse crescimento invejável do PDT, eu me refiro ao resgate da prática democrática na Bahia.
“Um resultado que contribuiu politicamente para reeleição pela 4ª vez consecutiva do nosso valoroso companheiro Marcelo Nilo, para Presidente da ALBA - Assembléia Legislativa da Bahia, um feito sem precedente na história da Bahia, de forma inclusive a proporcionar ao PDT disputar a eleição majoritária de 2014, com Marcelo Nilo como nosso candidato a Governador. Como ele mesmo afirmou: “é mais fácil eleger-se numa eleição majoritária do que Presidente da ALBA por 4 vezes”.
“Por isso, companheiros, em 2014, os baianos levarão no andor, MARCELO NILO como GOVERNADOR.
“O PDT está unido em torno do nome do companheiro Marcelo Nilo e não abre mão da ampliação do espaço conquistado nas eleições de 2010, só assim estaremos correspondendo à missão do PDT, legada pelo seu fundador.
“Dizia Brizola: “Nós temos nossa responsabilidade com a história. Nosso partido é o único com determinação de assumir as grandes causas nacionais. Nenhum partido é tão nacionalista quanto o nosso. Queremos um país desenvolvido, autônomo, independente. Nós somos a emancipação das lutas sociais.
“O Trabalhismo nasceu da Revolução de 30, de uma inspiração do Presidente Getúlio Vargas, que foi evoluindo de acordo com o processo social, empenhado em garantir os direitos à massa de deserdados. Nós somos as verdadeiras reformas, a mudança, o voto rebelde. O PDT é um partido derramadamente democrático. Somos a expressão brasileira do socialismo democrático e tomamos a feição social democrata, pois é preciso chegar a um certo nível de igualitarismo para termos o desenvolvimento.
“Nós temos genética, somos uma grande sementeira de idéias em benefício do povo brasileiro. Temos que estar sempre onde está o povo. Existimos para dar voz aos que não tem voz. Nossa ancoragem é a área deserdada da população. Nosso guia é o interesse público e o bem comum.
“Agradeço a presença de todos, especialmente por ser um dia mais dedicado à família e ao lazer, mas plenamente justificável pela causa que todos abraçamos, somos trabalhistas, uma doutrina assim definida pelo saudoso mestre Darcy Ribeiro:
“O trabalhismo de Getúlio Vargas, João Goulart e Leonel Brizola, é uma árvore cujas raízes mergulham fundo na alma popular, ali buscando a grande seiva das aspirações do nosso povo, transformando-a e fazendo desta doutrina uma ação corajosa, participativa, libertária, nacionalista e cristã”.  
"VIVA O PDT – O PREDILETO DO ELEITOR"

terça-feira, 23 de abril de 2013

Diretor presidente da Rede Caraíbas se filia ao PDT em Salvador


O diretor presidente da Rede Caraíbas de Comunicação, o advogado Ângelo Dourado, se filiou neste sábado (20), ao Partido Democrático Trabalhista (PDT). O ato ocorreu durante o seminário sobre planejamento e gestão partidária realizado, em Salvador, pela Executiva Nacional do PDT e pelo Diretório Regional da Bahia. Ângelo Dourado se filia ao partido, após um convite do deputado federal Félix Mendonça.
Estiveram presentes no seminário, o Presidente Nacional do PDT Carlos Lupi, o Mínistro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias; o Presidente da Executiva Estadual, Alexandre Brust, além de prefeitos, vereadores e simpatizantes.
"Trata-se de um jovem disposto a dar uma grande contribuição ao desenvolvimento da região de Irecê, com especial atenção para a educação, pois só através da educação haverá a verdadeira transformação", disse o deputado Felix Mendonça.
 O advogado e Diretor Presidente da Rede Caraíbas de Comunicação é filho do ex-deputado Nobelino Filho e neto do ex-prefeito de Irecê, Nobelino Dourado.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Lupi recebe em Salvador título de Cidadão Baiano

Com a Assembleia Legislativa da Bahia lotada em plena tarde de sexta-feira (19/4), o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, recebeu o Título de Cidadão Baiano. A homenagem foi conferida por indicação do deputado estadual Roberto Carlos (PDT) e contou com a participação do ministro do Trabalho, Manoel Dias, do deputado federal Félix Júnior (PDT-BA), do presidente estadual do PDT Alexandre Brust, do presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Nilo, do presidente estadual do PCdoB, deputado federal Daniel Almeida e da presidente estadual do PSB, senadora Lídice da Mata, dentre outras autoridades.
O deputado Roberto Carlos lembrou que Lupi nasceu em Campinas (SP) e antes de ser político, era jornaleiro, até conhecer Leonel Brizola, fundador e maior referência política do PDT.
"Sob a influência de Brizola, Lupi foi forjado na luta nacionalista e pela educação pública de qualidade. O estado de São Paulo se orgulha deste filho que o Brasil aprendeu a admirar e os baianos já têm como irmão", afirmou Roberto Carlos.
Emocionado, o presidente nacional dos trabalhistas declamou o enredo da escola de samba Salgueiro de 1969, "Bahia de todos os deuses" e disse ter "orgulho de ser filho dessa pátria chamada Bahia e de se tornar conterrâneo de Jorge Amado, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Mãe Menininha do Gantois e tantos outros filhos e filhas ilustres".
Para o vice-líder do PDT na Câmara dos Deputados, Félix Júnior, "com o título de cidadão baiano conferido a Lupi, a Bahia ganha um lutador incansável da causa trabalhista e da democracia. O deputado Roberto Carlos está de parabéns pela iniciativa", destacou.
Carlos Lupi e o ministro do Trabalho, Manoel Dias permanecem em Salvador até este sábado (20) para participar do Seminário de Planejamento e Gestão Partidária. A atividade é organizada pelo Diretório Estadual do PDT e acontecerá das 9h às 14h, no Hotel Sheraton (antigo Hotel da Bahia), no Campo Grande.

Severiano Alves participou de evento com a cúpula do PDT

O ex-deputado Federal Severiano Alves que comandou a sigla por mais de 20 anos na Bahia esteve também no Seminário de Planejamento e Gestão Partidária, realizado  na manhã de sábado (20), no Hotel Sheraton (antigo Hotel Da Bahia), no Campo Grande. 
Severiano em seu discurso que foi aplaudido pelas lideranças politicas presente falou da sua alegria em poder volta novamente ao partido, que lhe projetou na politica

sábado, 20 de abril de 2013

PDT-BA discute neste sábado gestão e planejamento

A Executiva Nacional PDT e o Diretório Regional do Estado da Bahia convidam para o Seminário de Planejamento e Gestão Partidária (este é o quinto deste ano), a realizar-se, em Salvador neste sábado, dia 20 de abril. Essa é a ocasião em que os novos prefeitos, vereadores, ex-candidatos às eleições municipais de 2012 e militantes em geral, avaliam as últimas eleições e seus projetos no âmbito do Executivo e do Legislativo.
O seminário baiano, que deverá contar com as presenças do presidente nacional Carlos Lupi, recentemente reeleito para o biênio 2013-2015, e do novo ministro do Trabalho, Manoel Dias, também reeleito como secretário-geral, é uma oportunidade para os pedetistas de criar e reativar os núcleos de base, a formação política e as novas ferramentas da internet, sobretudo as redes sociais.
Como acontece com todos os eventos que o PDT vem realizando nos estados , o seminário será transmitido ao vivo pela TV como pela Rádio Legalidade (via internet). Estas serão, ao mesmo tempo, acompanhadas por centenas de militantes no Twitter, Facebook e Justin do resto do Brasil, numa forma de interação que o partido pretende ver massificada em todos os seus níveis - municipal, regional e nacional.
Os pedetistas também terão oportunidade de conhecer os cursos de formação e gestão política desenvolvidos pela Fundação Leonel Brizola - Alberto Pasqualini, em forma de fascículos e vídeos. Estes cursos abordam desde a história e o programa partidário até oratória, passando por elaboração de projetos de lei e gestão administratativa, campanhas políticas, montagem de gabinete parlamentar. 

domingo, 14 de abril de 2013

Seminário do PDT da Bahia será dia 20 em Salvador



A Executiva Nacional PDT e o Diretório Regional do Estado da Bahia convidam para o Seminário de Planejamento e Gestão Partidária (este é o quinto deste ano), a realizar-se, em Salvador, dia 20 de abril, um sábado. Essa é a ocasião em que os novos prefeitos, vereadores, ex-candidatos às eleições municipais de 2012 e militantes em geral, avaliam as últimas eleições e seus projetos no âmbito do Executivo e do Legislativo.
O seminário baiano, que deverá contar com as presenças do presidente nacional Carlos Lupi, recentemente reeleito para o biênio 2013-2015, e do novo ministro do Trabalho, Manoel Dias, também reeleito como secretário-geral, é uma oportunidade para os pedetistas de criar e reativar os núcleos de base, a formação política e as novas ferramentas da internet, sobretudo as redes sociais.
Como acontece com todos os eventos que o PDT vem realizando nos estados , o seminário será transmitido ao vivo pela TV como pela Rádio Legalidade (via internet). Estas serão, ao mesmo tempo, acompanhadas por centenas de militantes no Twitter, Facebook e Justin do resto do Brasil, numa forma de interação que o partido pretende ver massificada em todos os seus níveis - municipal, regional e nacional.
Os pedetistas também terão oportunidade de conhecer os cursos de formação e gestão política desenvolvidos pela Fundação Leonel Brizola - Alberto Pasqualini, em forma de fascículos e vídeos. Estes cursos abordam desde a história e o programa partidário até oratória, passando por elaboração de projetos de lei e gestão administratativa, campanhas políticas, montagem de gabinete parlamentar. 

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Brust descarta exclusão do PDT para sucessão estadual

 
 
O Presidente do PDT na Bahia, Alexandre Brust, se posicionou sobre a declaração do vice-governador Otto Alencar, que ressaltou a liderança de Wagner na escolha do candidato da legenda para a sucessão estadual. De acordo com Brust, o partido não cogita uma exclusão da chapa marjoritária de 2014 entre os partidos aliados. “O PDT não abre mão do espaço conquistado no projeto comandado pelo governador Jaques Wagner, porque entende que tem um candidato altamente qualificado e competitivo, que é o deputado Marcelo Nilo. Ele mais forte do que se pode imaginar”, afirmou. A eleição de Nilo para a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia, pela quarta vez consecutiva, é, segundo o pedetista, um feito mais difícil de conseguir do que uma eleição marjoritária.

sábado, 6 de abril de 2013

Dilma inaugura Arena Fonte Nova

05/04/2013 - 13h10

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (5), que o Brasil é “o país que melhor utilizou o crescimento econômico para elevar o padrão de vida de sua população”. Durante cerimônia de inauguração da Arena Fonte Nova, em Salvador, Dilma falou da diversidade de culturas, raças e religiões encontrada na capital baiana e defendeu as cotas raciais e sociais nas universidades e a luta contra a discriminação.
“Somos um país com democracia consolidada, que cresce e que respeita a diversidade, que é contra a discriminação, discriminação que atinge negros, mulheres. [Somos] um país que sabe que, se é capaz de lutar pela superação da pobreza, tem de lutar também pela superação de todas as formas de discriminação”, disse Dilma.
A presidenta conheceu as instalações do estádio e chegou a descalçar os sapatos para dar um chute numa bola que estava no centro do campo. O estádio vai receber seis jogos da Copa das Confederações, em junho deste ano, e seis da Copa do Mundo de 2014.
Dilma destacou a parceria entre os governos federal, estadual e municipal nos preparativos de Salvador para a Copa que, além da nova arena, terá obras de mobilidade para melhorar as condições de transporte para a população local. “Juntos somos capazes de fazer muito mais e muito melhor e temos responsabilidade perante o povo que nos elegeu”, disse Dilma agradecendo ao governador Jaques Wagner (PT) e ao prefeito Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM).
Ao ver o estádio, Dilma disse que sentiu orgulho por ver que o país está superando as expectativas. “Somos capazes de mostrar que o Brasil trará uma imensa qualidade à Copa das Confederações, à Copa do Mundo e às Olimpíadas. Não é todo país que tem essa qualidade e essa beleza nos seus estádios”. A presidenta lamentou não poder estar presente no primeiro jogo oficial da nova arena, no próximo domingo, entre Bahia e Vitória, pelo campeonato baiano.
A Fonte Nova custou R$ 591,7 milhões e tem capacidade para 55 mil torcedores, com 5 mil assentos móveis. Do total de investimentos, R$ 323,6 milhões foram financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômica e Social (BNDES) e R$ 268,1 milhões são recursos estaduais. Realizado por meio de parceria público-privada, a gestão do estádio será feita, nos próximos 35 anos, pelas empresas OAS e Odebrecht, que fizeram a obra.
A Fonte Nova foi inaugurada pela primeira vez em 1951 e implodida em 29 de agosto de 2010 para dar lugar ao novo projeto, mais moderno e cumprindo as exigências da Federação Internacional de Futebol (Fifa). Segundo o Portal da Copa do Mundo, do governo federal, mais de 10 mil trabalhadores estiveram envolvidos na construção, que durou cerca de dois anos e meio.

Edição: Denise Griesinger
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

terça-feira, 2 de abril de 2013

Transportes: Dilma escolhe César Borges, do PR

O novo ministro dos Transportes será o ex-senador César Borges. É filiado ao PR. O martelo foi batido por Dilma Rousseff num entendimento avalizado pelo senador Alfredo Nascimento (AM), presidente do partido –o mesmo que deixara o comando dos Transportes na pseudofaxima de 2011.
O novo ministro é um político eclético. Engenheiro, ingressou na política pelas mãos do morubixaba baiano Antonio Carlos Magalhães. Como membro da tribo dos pefelês, governou a Bahia de 1998 a 2002. Depois, foi ao Senado. Em 2007, ano da morte do padrinho ACM, César pulou a cerca da oposição. Sentou praça no PR.
Neogovernista, enganchou-se no governo baiano do petista Jaques Wagner. Em 2010, tentou reeleger-se senador. Chegou em terceiro. Sem mandato, ganhou de Dilma, no ano passado, uma das vice-presidências do Banco do Brasil. Agora, vai à poltrona de ministro.
O PR preferia o deputado Luciano Castro (RR). Mas Dilma, escorada em Alfredo Nascimento, bateu o pé. O convite foi formalizado há pouco, em reunião da presidente com o novo ministro. Testemunhou a conversa o ex-faxinado Alfredo.