segunda-feira, 29 de outubro de 2012

'A prioridade é arrumar a prefeitura', diz ACM Neto, eleito em Salvador (Postado por Lucas Pinheiro)

 "A prioridade é arrumar a prefeitura. É fazer o dinheiro sobrar", disse ACM Neto (DEM) na noite deste domingo (28) após ser eleito prefeito de Salvador, com 53,51% dos votos válidos. O discurso aconteceu na sede do comitê democrata em Salvador.
"Eu pretendo ter conversas com o prefeito João Henrique, afinal, ele ainda é o prefeito", completou Neto. O candidato eleito disse também que recebe o cargo pensando em mudanças". "Aquelas coisas que são de longo prazo e olham para o futuro, que não foram feitas até hoje, preciso colocar na minha gestão", afirmou.

 Sobre o adversário político, o deputado federal Nelson Pelegrino (PT), com quem disputou o cargo na Prefeitura de Salvador, Neto comentou que pretende contar com a ajuda do petista. "Eu fiz questão de parabenizá-lo, ele é um deputado dedicado às causas da cidade em Brasília. Espero contar com a ajuda dele. Só posso aqui parabenizar a participação do deputado Pelegrino na campanha", afirmou o democrata.

A coletiva também foi espaço para fazer agradecimentos aos 717.865 eleitores que votaram nele. "Eu queria agradecer ao povo de Salvador a confiança. Não vai nos faltar energia e disposição para recuperar a nossa cidade", completou.

Apuração
ACM Neto (DEM) foi eleito neste domingo, em segundo turno, o novo prefeito de Salvador. Segundo a Justiça Eleitoral, com 100% das urnas apuradas, o democrata obteve 53,51% dos votos válidos, com 717.865 votos. A vice de ACM Neto é Célia Sacramento (PV).

ACM Neto disputou o cargo de prefeito com Nelson Pelegrino (PT). O petista obteve 46,49% dos votos válidos, o equivalente a 623.734.

"Acabou a eleição, acabou a disputa. O nosso compromisso agora é com a cidade", disse ACM Neto logo após tomar conhecimento do resultado. Ele acompanhou a apuração dos votos na casa do pai, o ex-senador ACM Júnior. O peemedebista Geddel Vieira Lima, que apoiou Neto no segundo turno, também acompanhou a votação no local. Após a confirmação do resultado, ACM Neto recebeu uma ligação do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB).

Biografia
Nascido em Salvador em 26 de janeiro de 1979 e formado em Direito pela Ufba (Universidade Federal da Bahia), Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM) chegou à disputa pela Prefeitura de Salvador em 2012 durante o seu terceiro mandato consecutivo como deputado federal. Na primeira vez, em 2002, tinha 23 anos.

 O candidato democrata já havia disputado as eleições municipais em Salvador em 2008, quando João Henrique (PP) foi reeleito prefeito da capital baiana.

Entre 2009 e 2010, acumulou a 2ª vice-presidência e a corregedoria da Câmara dos Deputados. Atualmente, o deputado exerce, pela segunda vez, o cargo de líder do Democratas. Também foi titular da Comissão de Constituição e Justiça, considerada a mais importante da Câmara.

Neto começou a conviver com o “mundo da política” ainda criança, com avô, Antonio Carlos Magalhães, falecido em julho de 2007, e seu tio, Luís Eduardo Magalhães, que morreu em 1998.

 Campanha
ACM Neto afastou-se temporariamente das atribuições como deputado federal para entrar pela segunda vez na disputa pelo cargo de prefeito de Salvador. Durante a corrida eleitoral, enfrentou críticas do adversário petista quanto à suposta parceria política com o ex-prefeito de Salvador, João Henrique. As pesquisas do Ibope, realizadas em Salavdor no segundo turno, apontaram ACM Neto em primeiro lugar nas urnas.

Principais propostas
Dentre as principais propostas apresentadas pelo candidato do Democratas, está a criação das “prefeituras-bairros” com o objetivo de levar a gestão municipal para várias partes da cidade.
O candidato apresentou também a proposta de criar o “Centro de Operações de Salvador” para garantir a melhoria da viabilidade urbana.

 Para os passageiros de ônibus, o candidato prometeu o “bilhete único integrado” por três horas para que com apenas um bilhete o usuário possa usar trem, ônibus e metrô. Além disso, Neto disse que pretende implementar a meia-passagem aos domingos nos ônibus de Salvador.

Na área da saúde, o democrata afirmou pretender implantar um “Programa Integrado para a Infância” e expansão no sistema de atendimento de creches, além da construção de centros de educação integral.

Neto disse que vai implantar dez Centros de Atenção Psicossocial especializados no atendimento de usuários de drogas e o Projeto Resgate, voltado para crianças e adolescentes em situação de risco, vítimas de trabalho infantil, exploração sexual e mendicância. O democrata anunciou que pretende fazer concurso público para contratar mais dois mil guardas municipais e implantar 400 novas câmeras de videomonitoramento nas localidades mais violentas de Salvador em quatro anos de gestão.

Recentemente, Neto anunciou que, caso fosse eleito, iria implantar um hospital municipal no bairro de Pau da Lima, periferia de Salvador. Também durante a campanha do segundo turno, Neto mostrou a intenção de instalar um posto de saúde 24 horas no bairro de São Cristóvão e revitalizar a tradicional Feira do Japão, no bairro da Liberdade. O candidato também defende a municipalização do Porto de Salvador.

Nenhum comentário: