segunda-feira, 23 de maio de 2011

A religiosa baiana Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, conhecida como Irmã Dulce (1914-1992), foi beatificada em cerimônia neste domingo (22) em Salvador

Irmã Dulce é beatificada em Salvador

Último Segundo - iG - ‎há 10 horas‎
A religiosa baiana Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, conhecida como Irmã Dulce (1914-1992), foi beatificada em cerimônia neste domingo (22) em Salvador.Conhecida como “anjo bom da Bahia” em razão de seu trabalho assistencial, Irmã Dulce passa a ...
Terra Brasil - Correio da Bahia - Estadão - O Globo

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Farol da Barra, o mais antigo da América, é aberto ao público

NATÁLIA CANCIAN
DE SÃO PAULO

Construído em 1698, o Farol da Barra, apontado pela Marinha como o mais antigo das Américas, passou a ser aberto ao público nesta semana em Salvador (BA).
O farol era a única parte do complexo militar Forte Santo Antônio da Barra, um dos cartões-postais mais conhecidos de Salvador, que estava fechado à visitação. A visita ao local foi aberta em 1998.
A estrutura foi construída depois que um naufrágio vitimou 500 pessoas no local, que tinha sinalização ruim, conta Reuben Bello Costa, administrador do museu.
Agora, mais de 300 anos após sua inauguração, o visitante pode subir a torre de 22 m do farol. A altura equivale a um prédio de sete andares. Para chegar ao topo, é preciso encarar uma escadaria em caracol, de 81 degraus.
"É uma puxada", afirma André Moraes Ferreira, encarregado do serviço de sinalização náutica do leste, sobre o trajeto.
Segundo ele, a construção começou a ser adaptada há um ano com tinta antiderrapante, luzes e redes de proteção nas janelas para dar segurança ao público.O ingresso custa R$ 10 (inteira).

Ricardo Kuehn - 1º.dez.06/Folhapress
Farol da Barra, o mais antigo da América, é aberto para visitação do público em Salvador (BA)
Farol da Barra, o mais antigo da América, é aberto para visitação do público em Salvador (BA)
Do alto, o visitante pode ver a Baía de Todos os Santos e tem contato com o maquinário francês de 1890 que compõe as lentes de cristal usadas no farol.
O equipamento, usado até hoje, tem 3,5 m de altura e 1,8 m de diâmetro e pode ser visto por navegantes que estejam no mar a uma distância de no máximo 70 km.
As visitas vão das 8h30 até o pôr do sol, quando o farol entra em funcionamento.
Para o presidente da Saltur (órgão responsável pelo turismo em Salvador), Cláudio Tinoco, a iniciativa deve trazer um aumento de até 15% no total de visitantes. Somente no primeiro dia, na última quarta-feira, o farol teve 653 visitantes.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Cerimônia de beatificação de Irmã Dulce poderá atrair 70 mil pessoas

Waldheim García Montoya.



São Paulo, 18 mai (EFE).- A Igreja Católica beatificará no próximo domingo na cidade de Salvador Irmã Dulce (1914-1992), conhecida como "o anjo bom da Bahia", que dedicou sua vida aos pobres e doentes.

A missionária nasceu no dia 26 de maio de 1914 em Salvador com o nome Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, e pode se transformar na primeira santa nascida no Brasil, país com o maior número de católicos do mundo.

Em 1932, com 18 anos, Irmã Dulce entrou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição, em Sergipe. A beatificação será celebrada no parque de exposições de Salvador e será presidida pelo arcebispo da cidade e cardeal primaz, Murilo Krieger. Segundo estimativa dos organizadores, o ato conta com a presença de 70 mil fiéis e a participação de autoridades civis e religiosas.

Para o cardeal, a beatificação da missionária recai em uma pessoa "frágil, pequena e delicada", que "sempre conseguiu ajudar" os doentes dos quais cuidava.

Da mesma forma que a madre Teresa de Calcutá, Irmã Dulce dedicou sua vida a serviço dos necessitados e desenvolveu uma obra social na Bahia, onde fundou vários hospitais de caridade e uma rede de apoio social que administrou até sua morte, no dia 13 de março de 1992, aos 77 anos.

A freira baiana chegou a concorrer ao prêmio Nobel da Paz em 1988 e recebeu a visita do então papa João Paulo II pouco antes de morrer, durante a segunda visita do pontífice ao Brasil.

"Durante muito tempo se pensou que santidade era algo do passado ou que só acontecia na Europa", disse Krieger, que em 2002 participou da canonização da freira italiana Amabile Visintainer (1865-1942), que passou a ser chamada Santa Madre Paulina.

O processo de beatificação da Irmã Dulce começou em 1999. Quatro anos depois, em 2003, dez médicos brasileiros e três italianos relataram um "caso extraordinário de cura", milagre que foi reconhecido por unanimidade pela Congregação para as Causas dos Santos.

O milagre ocorreu em janeiro de 2001, quando Claudia Santos de Araújo, de Sergipe, devota da Irmã Dulce, sofreu uma grave hemorragia durante o parto e ficou em coma. Os médicos lhe deram apenas horas de vida.

No entanto, um sacerdote amigo que sabia da fé da mulher na missionária orou pedindo por sua saúde, e em questão de horas ela estava completamente recuperada. Dois dias depois, recebeu alta do hospital com seu bebê, sem explicação médica.

Irmã Dulce foi declarada venerável pelo Vaticano em 2009 e, no ano passado, quando seu corpo foi exumado e transferido para a catedral de Salvador, estava intacto, mumificado naturalmente, o que foi interpretado pela igreja como um sinal de santidade.

"Sua caridade foi maternal, delicada. Sua dedicação aos pobres tinha uma raiz sobrenatural e trouxe energia e meios para colocar em prática uma impressionante atividade de serviço aos mais humildes", consignou em seu voto um dos teólogos favoráveis à abertura da causa de beatificação.

As Obras Sociais Irmã Dulce, que continua o legado da freira, incluem o Complexo Roma, uma rede de hospitais e centros de saúde para os mais pobres, que atende na Bahia cinco milhões de pessoas anualmente, e o Centro Educativo Santo Antônio. Além disso, a organização administra vários centros de saúde em Salvador.

Se depois da beatificação for comprovado um segundo milagre por sua intercessão, Irmã Dulce poderá se transformar na primeira santa nascida no Brasil, país que até agora só tem no mais alto dos altares Frei Galvão (1739-1822), canonizado no dia 11 de maio de 2007 pelo papa Bento XVI durante sua visita ao país.

A Igreja Católica tem santos que desenvolveram sua missão evangelizadora ou social no Brasil, mas nasceram em outros países, como o jesuíta paraguaio São Roque González e a italiana Santa Madre Paulina.

domingo, 15 de maio de 2011

Ivete se casa no papel e adota nome do marido

Em cerimônia no seu apartamento, cantora se uniu ao nutricionista Daniel Cady


A cantora Ivete Sangalo está desde esta quinta-feira (12) casada com o nutricionista Daniel Cady.

A assessoria de imprensa da baiana confirmou a união.

A cerimônia aconteceu no apartamento da cantora, que vive no bairro do Campo Grande, em Salvador.

Em março, os proclamas do casamento foram publicados no Diário Oficial do Estado da Bahia.

A partir de agora, a cantora, que adotou o nome do marido, passa a se chamar Ivete Maria Dias de Sangalo Cady.

A mudança parece estar em alta entre as cantoras. Claudia Leitte, ao se casar, também acrescentou o sobrenome do marido ao seu, assim como Katy Perry.

Juntos desde 2008, Ivete e Daniel são pais de Marcelo, de pouco mais de um ano.

Saiba mais sobre o casamento no vídeo, clicando no LINK abaixo:
http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/divers-o/musica/ivete-se-casa-no-papel-e-adota-nome-do-marido-1.279794








sábado, 14 de maio de 2011

Grupo armado explode e rouba agência bancária na BA (Postado por Erick Oliveira)

Um grupo armado com pistolas, fuzis, escopetas e dinamites assaltou uma agência do Banco do Brasil no município de Sátiro Dias, a 205 km de Salvador, na Bahia, na madrugada deste sábado (14).
Quatro pessoas chegaram a ser levadas como reféns, mas foram liberadas numa estrada vicinal que liga o município à cidade de Biritinga.
O sargento Jorge França informou ao G1 que 12 bandidos participaram do roubo. De acordo com ele, os ladrões chegaram a atirar contra as viaturas da polícia, mas ninguém ficou ferido.
Tiros e barulho de explosões assustaram a população. Parte do prédio da Biblioteca Municipal Antonio Torres ficou destruído, já que a biblioteca divide parede com a agência bancária.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Vice-diretora baiana é exonerada por questionar opção sexual de aluno (Postado por Erick Oliveira)

Foi exonerada do cargo nesta sexta-feira (13) a vice-diretora da Escola Estadual Armandina Marques, Margnólia Oliveira, que perguntou a preferência sexual de um aluno de 11 anos. “A orientação repassada a todos os gestores de escolas públicas é de atuação pedagógica na perspectiva de construção do indivíduo e sua cidadania, com inclusão social, de gênero e de respeito à diversidade”, informa nota da Secretaria de Educação do Estado da Bahia.
A ex-gestora Magnólia suspendeu o aluno por dois dias após ter flagrado a criança, segundo ela, “fazendo ousadia e indecência” com um colega, na última sexta-feira (6). “Eu estava balançando a cabeça de um colega e a vice-diretora perguntou se eu gostava de homem ou de mulher”, relata a criança.
O tal colega não foi suspenso porque a então vice-diretora compreendeu que ele estava sendo assediado. Magnólia ainda escreveu uma carta para a mãe do garoto o chamando de “menino indecente” e repetindo a pergunta sobre a preferência sexual.
“Ela perguntou a ele se preferia o sexo feminino ou masculino e no final me mandou prestar atenção no meu filho. Eu acho que nessa carta, ela afirmou o que disse ao meu filho. Porque ela me mandou prestar atenção nele? Eu sei o sexo dele. Ele é uma criança!”, desabafou a mãe do garoto, que não quis se identificar.
Em entrevista à TV Bahia na última quinta-feira (assista ao lado), Magnólia admitiu que fez o questionamento para a criança. “Meu filho, como é que você faz um negócio desses? Você gosta de homem ou de mulher? Você é uma criança!. Eu redigi para que a mãe conversasse com seu filho”, explicou a diretora.
Magnólia é concursada e continua na Secretaria da Educação, atuando como professora.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Servidora que rifou noite no motel é exonerada do cargo na Bahia (Postado por Erick Oliveira)

A funcionária da Assembleia Legislativa da Bahia que rifou um período em um motel dentro do órgão foi exonerada do cargo de chefia, na tarde desta quinta-feira (12), segundo a assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa.
Ainda de acordo com a assessoria, Shirlei Góes é formada em publicidade e é funcionária pública da casa, na função de técnico de nível superior, portanto continua trabalhando na Assembleia, mas em outra função, que a assessoria não soube informar.
A assessoria disse ainda que a exoneração da funcionária do cargo de chefia que exercia será publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (13) e que será instaurado um inquérito para apurar se houve crime.
Shirlei estava passando uma rifa que oferecia como prêmio um período de quatro horas em um dos motéis mais luxuosos de Salvador. A rifa circulou entre deputados e funcionários da Assembleia Legislativa da Bahia da capital baiana.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Médicos do estado iniciam greve nesta terça-feira (3)

Segundo Sindimed, só serão realizados os atendimentos emergenciais que impliquem em risco de vida ao paciente


Foto: Divulgação/ Sindimed
Médicos deflagram greve nesta terça (3)
Redação CORREIO
A greve dos médicos e trabalhadores da saúde teve início na manhã desta terça-feira (3), com manifestações em frente a dois dos principais hospitais da Bahia: o Hospital Geral do Estado (HGE), na Avenida Vasco da Gama, e o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), no bairro do Cabula.
Com faixas, cartazes, carro de som e apitos, os trabalhadores fizeram protestos contra a forma como vem sendo conduzida a área da saúde pelo governador Jacques Wagner e pelo secretário Jorge Sola.

As principais reivindicações da categoria são a urgência na melhoria das condições de trabalho, os baixos salários e o cumprimento do artigo 32 da lei 11.373/09, que instituiu o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimento – PCCV.

Segundo comunicado divulgado pelo Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), a adesão de médicos e funcionários do HGE e do HGRS, bem como servidores do Hospital Couto Maia, do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e do Samu. 

Entre os manifestantes estavam a vereadora Aladilce Sousa (PCdoB) e o presidente da CTB Bahia, Adilson Araújo.

Segundo Francisco Magalhães, vice-presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), apenas os atendimentos de emergência e de casos de risco de morte serão atendidos.

Governo

O secretário de saúde, Jorge Solla, comentou que o governo sempre esteve aberto à negociação com a categoria e tem melhorado as condições de trabalho dos médicos, assim como o atendimento à população. Segundo Solla, os salários dos profissionais foram reajustados em 250% em quatro anos da atual gestão.
Além disso, Solla ainda destacou que, após dez anos sem novas contratações, o atual governo realizou um concurso em 2008 e já convocou 5.500 novos concursados, além de ter aberto 1.200 novos leitos e inaugurado cinco novos hospitais. Ele admite que a situação ainda não é a ideal e que falta muito a fazer, já que a demanda ainda é maior que a estrutura de atendimento.

O secretário disse acreditar que a iniciativa da greve esteja centrada em membros da diretoria do sindicato da categoria e que não será aplicada pela maioria dos profissionais.